ÚLTIMA HORA: Morreu cantor António Albernaz

albernaz_1

«Um HOMEM de extraordinária sensibilidade e de um profissionalismo digno e puro.Vivia para o espectáculo.Portugal perde UM GRANDE CANTOR, AMIGO DAS RÁDIOS LOCAIS».

É com esta frase que o radialista José Conde, da Rádio Boa Nova (Oliveira do Hospital) deu a conhecer através das redes sociais que o cantor António Albernaz faleceu hoje, em Viseu.

Para os fãs fica o registo: «António Albernaz, cantor português, estreia-se no mundo da canção em 1971 na Rádio Clube de Moçambique. O gosto pelas viagens e pelo conhecimento de outras culturas faz com que, a partir de Moçambique, tenha início a sua primeira digressão que se faz por países africanos como a antiga Rodésia e África do Sul. Parte em 1972 para a então Jugoslávia representando Portugal numa campanha artística intitulada O Nosso Mundo. Integrando esse elenco, percorre vários países levando a música portuguesa a vários cantos do globo, particularmente às comunidades portuguesas espalhadas pelo mundo. Em 1982, participa no Grande Prémio da Canção organizado pela Rádio Renascença onde consegue o 2.º lugar, facto que se torna um marco importante na sua carreira e que prova o seu valor, sendo ao mesmo tempo uma força impulsionadora que o catapulta para a ribalta da canção portuguesa. Com vários álbuns editados no seu país em vinil e em CD, espectáculos em Portugal e no estrangeiro, uma presença regular na rádio e televisão, e ainda uma carreira cheia de histórias para contar, continua a ser um cantor muito popular».