UM DOS MAIORES EVENTOS DESPORTIVOS MUNDIAIS: La Vuelta na nossa região

No dia 17, com partida de Lisboa, arrancou La Vuelta para os mais de 3300 km divididos por 21 etapas e que irá terminar dia 8 de Setembro, em Madrid (Espanha), e que, na sua terceira etapa (com 191.5 km), levou os 176 ciclistas de 22 equipas em prova de Lousã a Castelo Branco, passando pelos concelhos de Góis, Arganil e Oliveira do Hospital.

A La Vuelta é a competição de ciclismo mais importante de Espanha e um dos maiores eventos desportivos mundiais. Esta é a segunda vez que tem início em Portugal, tendo a primeira acontecido em 1997, para promover a Expo’98, que teve lugar em Lisboa, de onde agora, na edição de 2024, arrancou, multiplicando fortemente o investimento nas cidades por onde passou o pelotão.

No dia 17 de Agosto, Lisboa foi a cidade anfitriã do contrarrelógio de 12 km, que terminou em Oeiras. A segunda etapa ligou Cascais a Ourém, na distância de 194 km, e a terceira, com 191.5 km, que levou os ciclistas da Lousã a Castelo Branco. 

Entre os 176 ciclistas de 22 equipas que participarmna prova, destaque para os três portugueses do pelotão: João Almeida (UAE Team Emirates), Nélson Oliveira (Movistar Team) e Rui Costa (EF Education – Easypost).

João Almeida, 26 anos, vai ser o líder da UAE, ele que é o único português a ter terminado no top 5 das três grandes voltas (Itália, Espanha e França). Este ano já obteve o quarto lugar na Volta à França, lugar que conquistou no Giro em 2020 e na La Vuelta em 2022.

Nélson Oliveira, 35 anos, está na Movistar, uma das principais equipas espanholas, há oito anos, o que atesta bem a sua qualidade. Já sabe o que é ganhar uma etapa na La Vuelta (2015, chegada a Tarazona), e este ano ficou em 51.º na Volta à França. Esteve presente nas provas de Estrada do Jogos Olímpicos de Paris, tendo trazido o sétimo lugar no contrarrelógio e o 33.º na prova de estrada.

Rui Costa, 37 anos, conquistou este ano, pela terceira vez, o Nacional de Estrada, tendo representado Portugal, tal como Nélson Oliveira, nos Jogos Olímpicos de Paris nas provas de Estrada e de Contrarrelógio. O antigo campeão do Mundo de Estrada (2013), tem no seu palmarés três vitórias na Volta à Suíça, e já este ano terminou em 68.º na Volta à França.

Na segunda-feira, na Lousã e durante toda a manhã, a “base” da caravana foi no Parque Municipal de Exposições e ruas adjacentes, contando com vários momentos de animação e a partida simbólica (dada pelo presidente da Câmara Municipal, Luís Antunes) para a 3.ª etapa (última etapa em solo nacional) e que, sob um intenso calor, levou os ciclistas a percorrer os 191,5 km até Castelo Branco, depois de passar por Góis, Arganil e concelho de Oliveira do Hospital.

Em Arganil, os ciclistas foram aplaudidos por muitas centenas de pessoas, primeiro os quatro ciclistas em fuga, depois o pelotão que, na sua passagem encheu a Avenida José Augusto de Carvalho, e proporcionou um espectáculo magnífico e muito pouco habitual pelas nossas paragens. Não só os ciclistas, mas todo o envolvimento da prova, desde as forças de segurança que a acompanha (Guarda Nacional Republicana e Guardia Civil espanhola), até aos carros de apoio, ambulâncias, comissários, director de prova e muito mais que a envolve, acabando assim por deixar marca este acontecimento único, visto em todo mundo por muitos milhões de pessoas através das televisões que acompanham La Vuelta, que acaba também por levar muito longe as nossas terras e o nosso país.

“Um evento com estas características promove e valoriza em grande escala e a todos os níveis o território, muito em particular no que respeita ao turismo”, considerou o presidente da Câmara Municipal, Luís Paulo Costa, salientando ainda que “é um privilégio acolher no concelho a prova de ciclismo mais importante e de maior impacto internacional depois da Volta à França” e que, depois de Arganil, passou nas Secarias, Coja e Vila Cova de Alva (antes do pelotão entrar no concelho vizinho de Oliveira do Hospital a partir de Avô), numa jornada que acabou por se traduzir em momentos empolgantes da etapa desta grande prova, que conta com a participação dos melhores ciclistas do mundo.