Núcleos avaliam “crise” do Sporting
Numa iniciativa do Núcleo do Sporting de Midões e que contou com o apoio incondicional do empresário Fernando Tavares Pereira, realizou-se no sábado um debate que teve a participação de 15 de Núcleos do Sporting e cujo objectivo passou por «repensar o Sporting».
Com vista a debater a “Situação actual do clube; o papel dos Núcleos ao serviço da sociedade; o adepto sportinguista; e visão do futuro do Sporting em Portugal e no Mundo”, tendo por moderador o conhecido comentador e jornalista Fernando Correia (…) «não estamos aqui contra ninguém. Isto não é nenhuma conspiração» deixou claro, dos quatro temas agendados, apenas o primeiro “Situação actual do clube” foi abordado, já que os participantes que representavam os núcleos de Mangualde, Oliveira do Hospital, Tábua, Mondego, Carregal do Sal, Arganil, Fafe, Almoçageme, Lumiar, Midões, Mafra, Ervidal, Leões de Benfica e Leões de Newark, aproveitaram o tempo para tecer críticas à actual forma como o Sporting Clube de Portugal está a ser gerido e que, a seu ver, se traduzem nos fracos resultados e rendimento do clube leonino, sobretudo no que toca ao futebol.
Mas também as outras modalidades mereceram a atenção dos sportinguistas. Em Midões, estiveram também presentes ex-jogadores de andebol e basquetebol do clube, alguns dos quais detêm o recorde – 15 – de títulos conquistados: Carlos Correia, Alfredo Pinheiro, Preses, Vítor Góis, José Veleiro e Joaquim Custódio, deram o seu contributo recordando tempos áureos da modalidade, mas teceram duras críticas não só à actual direcção como às anteriores. Do mesmo modo Pedro Antunes (ex-basquetebolista e ex-dirigente do clube) e Cristina Fonseca (ex-andebol e ex-funcionária do Sporting) criticaram a gestão de Godinho Lopes, sendo o mais acutilante, Joaquim Campos (ex-árbitro de futebol – é o mais antigo árbitro vivo – com 92 anos), que questionou a competência dos actuais dirigentes do clube de Alvalade.
«Vamos travar esta patetice»
Comedido, Fernando Correia tentou – e conseguiu – nortear o debate de uma forma construtiva mas, ressalvou, que é tempo de repensar o Sporting (…) «vamos travar esta patetice» disse, tanto mais que (…) «o Sporting somos todos nós» sublinhou o ex-defesa esquerdo sportinguista, Leal. Outro ex-jogador presente, Hilário, recordou a importância que tem que ser dada aos Núcleos (…) «organizem-se, porque vocês têm toda a força» em resposta ao presidente do Núcleo de Almoçageme que lembrou que os Núcleos (…) «nem sempre foram bem tratados» pelas direcções leoninas.
Apesar das críticas serem mais do que muitas, o presidente do Núcleo do Sporting de Arganil, apontou algumas medidas que devem ser implementadas pelas futuras direcções do clube (…) «apostar mais na formação da Academia» para evitar a entrada de jogadores estrangeiros (…) «acabar com as guerras internas» e (…) «blindar as contratações» para que não haja aproveitamento dos atletas para outros clubes rivais, e, como medida mais drástica (…) «quem não interessar… rua!» foram algumas das soluções apresentadas por Hélder Zeferino.
PAULO MATTOS AFONSO
Mais desenvolvimento na Edição em papel