
Jorge Custódio (presidente da Câmara Municipal de Pampilhosa da Serra) deixou
palavras de esperança no futuro: “Não vamos desistir!”, garantiu
Cerca de 180 habitantes participaram no jantar/convívio de Natal promovido pela União das Freguesias de Fajão e Vidual e que contou com a presença de representantes das colectividades locais, numa prova de que a união ainda é o que era.
À iniciativa associaram-se também o presidente da Câmara da Pampilhosa da Serra, Jorge Custódio, a vice-presidente da Câmara, Isabel Tomé, o vereador Rui Simão, o 2.º comandante dos Bombeiros Voluntários de Pampilhosa da Serra, o padre Manuel Simões, o presidente da Assembleia da União das Freguesias, Américo Almeida, e também, representantes das Juntas de Freguesia de Dornelas do Zêzere, Unhais-o-Velho e Pessegueiro.
Para o presidente da União das Freguesias de Fajão e Vidual, o momento foi de grande satisfação ao ver grande parte dos habitantes reunidos e atentos à pequena peça de teatro – Os Caminhos do Pai Natal – protagonizada pela Maria e pela Margarida e dinamizada por várias crianças da freguesia, dando assim início à noite de festa.
Na União das Freguesias de Fajão e Vidual recorde-se, num total de 16 aldeias, apenas existem 20 crianças, algumas delas de famílias de comunidades estrangeiras. Por isso, e numa altura em que muito se fala de imigração, Carlos Simões lembrou que (…) «se não fossem eles, isto (serra) estava deserto».
Com a “raça” que as crianças demonstraram na representação, que foi muito aplaudida, assim como no vídeo promocional do Município, em que grande parte dos “protagonistas” é residente na União das Freguesias, o autarca não teve dúvidas em afirmar que (…) «com esta dinâmica, o futuro está assegurado».
Após a distribuição de prendas às crianças da União das Freguesias – Rafael Santos, Rafael Pinto, Francisca Simão, Kiara Santos, Margarida Batista, André (Vale da Presa), João Tomás Almeida, Madalena Batista, Eugénia Simão, Ivan Pais, Válter Pais, Simão Cruz, José Filipe Pais, Henrique Marques, Neusa Santos, Iasmin Torres, Bruna Neves, Ian (Vale da Presa), Ariel Torres, Sara Batista, João Batista, Afonso Neves, Tiago (Vidual) e Rafael Cruz – e a todos os presentes no jantar/ convívio de Natal, Carlos Simões pediu à população para que se mantenha unida e que (…) «lutem pela vossa/ nossa terra», assegurando (…) «nós, tudo faremos, em prol da nossa comunidade», que, ainda segundo o autarca, é já uma União das Freguesias (…) «multicultural», sublinhou.
Começando por agradecer à União das Freguesias a iniciativa, o presidente do Município enalteceu a presença dos fregueses (…) «porque numa noite de Inverno decidiram sair de casa e vir até aqui para conviver e fazer da nossa comunidade a nossa família». «É isso que eu sinto, estamos a fazer o jantar da nossa família».
«O verdadeiro Natal é este que hoje testemunhámos aqui, porque para festejarmos Natal, não foi preciso ter-mos pinheiros cintilantes e luzes… porque o que sentimos aqui, entre todos, é o nosso Natal».
Jorge Custódio não deixou passar em claro a presença e a participação das crianças (…) «vê-las, com a sua ingenuidade, fazer esta peça de teatro para nós, se isto não é encher-nos o coração do que é este “Natal Serrano”, então não sei o que é que é… eles foram formidáveis».
Referindo-se ainda às crianças, o autarca sublinhou que não importa a quantidade (…) «nem que fosse uma só criança, ela era o suficiente para nos encher o coração».
“Este também é o Natal Serrano”, vincou.
Em jeito de mensagem, o presidente da Câmara de Pampilhosa da Serra aludiu a uma “fala” da pequena peça de teatro: “não vamos desistir”, garantindo a todos que, como elas (,,,) «não vamos desistir, não vamos desistir de acreditar nas nossas crianças, não vamos desistir de acreditar nas nossas terras, nas nossas aldeias, no nosso concelho, não vamos desistir de nos darmos bem uns com os outros – apesar das diferenças que possamos ter -, não vamos desistir de fazer o melhor que pudermos e soubermos aos nossos vizinhos e aos nossos amigos. Não vamos desistir de amar, não vamos desistir de colaborar com os outros… porque só assim poderemos fazer uma terra melhor onde possamos viver. Não vamos desistir!», concluiu, endereçando votos de boas-festas a todos.
Recorde-se que o jantar/convívio teve lugar na Associação de Vidual de Cima, e contou com a colaboração do Restaurante Pascoal (Fajão) e o patrocínio de Alfredo Almeida (Gralhas).