UNIÃO DAS FREGUESIAS DE FAJÃO E VIDUAL (Pampilhosa da Serra): “Este também é o Natal Serrano”

Sob o olhar atento de Carlos Simões (presidente da União das Freguesias de Fajão e Vidual),
Jorge Custódio (presidente da Câmara Municipal de Pampilhosa da Serra) deixou
palavras de esperança no futuro: “Não vamos desistir!”, garantiu

Cerca de 180 habitantes participaram no jantar/convívio de Natal promovido pela União das Freguesias de Fajão e Vidual e que contou com a presença de representantes das colectividades locais, numa prova de que a união ainda é o que era.

À iniciativa associa­ram-se também o presi­dente da Câmara da Pam­pilhosa da Serra, Jorge Custódio, a vice-presi­dente da Câmara, Isabel Tomé, o vereador Rui Si­mão, o 2.º comandante dos Bombeiros Voluntários de Pampilhosa da Serra, o padre Manuel Simões, o presidente da Assembleia da União das Fregue­sias, Américo Almeida, e também, representantes das Juntas de Freguesia de Dornelas do Zêzere, Unhais-o-Velho e Pesse­gueiro.

Para o presidente da União das Freguesias de Fajão e Vidual, o momen­to foi de grande satisfa­ção ao ver grande parte dos habitantes reunidos e atentos à pequena peça de teatro – Os Caminhos do Pai Natal – protago­nizada pela Maria e pela Margarida e dinamizada por várias crianças da freguesia, dando assim início à noite de festa.

Na União das Fregue­sias de Fajão e Vidual recorde-se, num total de 16 aldeias, apenas exis­tem 20 crianças, algumas delas de famílias de co­munidades estrangeiras. Por isso, e numa altura em que muito se fala de imigração, Carlos Simões lembrou que (…) «se não fossem eles, isto (serra) estava deserto».

Com a “raça” que as crianças demonstraram na representação, que foi muito aplaudida, assim como no vídeo promocio­nal do Município, em que grande parte dos “prota­gonistas” é residente na União das Freguesias, o autarca não teve dúvidas em afirmar que (…) «com esta dinâmica, o futuro está assegurado».

Após a distribuição de prendas às crianças da União das Freguesias – Rafael Santos, Rafael Pinto, Francisca Simão, Kiara Santos, Margarida Batista, André (Vale da Presa), João Tomás Al­meida, Madalena Batista, Eugénia Simão, Ivan Pais, Válter Pais, Simão Cruz, José Filipe Pais, Henri­que Marques, Neusa San­tos, Iasmin Torres, Bruna Neves, Ian (Vale da Pre­sa), Ariel Torres, Sara Ba­tista, João Batista, Afonso Neves, Tiago (Vidual) e Rafael Cruz – e a todos os presentes no jantar/ convívio de Natal, Car­los Simões pediu à população para que se mantenha unida e que (…) «lutem pela vossa/ nossa terra», asse­gurando (…) «nós, tudo faremos, em prol da nossa co­munidade», que, ainda segundo o autarca, é já uma União das Fregue­sias (…) «multicul­tural», sublinhou.

Começando por agradecer à União das Freguesias a iniciativa, o presidente do Município enalteceu a presença dos fregueses (…) «porque numa noite de Inverno decidiram sair de casa e vir até aqui para conviver e fazer da nossa comunidade a nossa famí­lia». «É isso que eu sinto, estamos a fazer o jantar da nossa família».

«O verdadeiro Natal é este que hoje teste­munhámos aqui, porque para festejarmos Natal, não foi preciso ter-mos pinheiros cintilantes e lu­zes… porque o que senti­mos aqui, entre todos, é o nosso Natal».

Jorge Custódio não deixou passar em claro a presença e a participação das crianças (…) «vê-las, com a sua ingenuidade, fazer esta peça de teatro para nós, se isto não é en­cher-nos o coração do que é este “Natal Serrano”, então não sei o que é que é… eles foram formidá­veis».

Referindo-se ainda às crianças, o autarca subli­nhou que não importa a quantidade (…) «nem que fosse uma só criança, ela era o suficiente para nos encher o coração».

“Este também é o Natal Serrano”, vincou.

Em jeito de mensagem, o presidente da Câmara de Pampilhosa da Serra aludiu a uma “fala” da pequena peça de teatro: “não vamos desistir”, garantindo a todos que, como elas (,,,) «não vamos desistir, não vamos desis­tir de acreditar nas nos­sas crianças, não vamos desistir de acreditar nas nossas terras, nas nossas aldeias, no nosso conce­lho, não vamos desistir de nos darmos bem uns com os outros – apesar das di­ferenças que possamos ter -, não vamos desistir de fazer o melhor que pudermos e soubermos aos nossos vizinhos e aos nossos amigos. Não vamos desistir de amar, não va­mos desistir de colaborar com os outros… porque só assim poderemos fazer uma terra melhor onde possamos viver. Não va­mos desistir!», concluiu, endereçando votos de boas-festas a todos.

Recorde-se que o jan­tar/convívio teve lugar na Associação de Vidual de Cima, e contou com a co­laboração do Restaurante Pascoal (Fajão) e o patro­cínio de Alfredo Almeida (Gralhas).