Utentes de Moita e Penacova realizaram atividades de voluntariado

IPSSs_junho

A Fundação Mata do Buçaco continua empenhada em receber IPSS’s na Mata Nacional do Buçaco, no âmbito do Projeto BRIGHT – Bussaco´s Recovery of Invasions Generating Habitat Threats. Ontem, dia 06 de junho, foi a vez dos utentes Centro Social e Paroquial da Moita e Santa Casa da Misericórdia de Penacova realizarem uma ação de voluntariado e passarem um dia diferente.

IPSSs_junho_3

Um total de 25 utentes e funcionários daquelas duas instituições estiveram na Mata Nacional do Buçaco onde tiveram a oportunidade de usufruir do espaço. A atividade  teve início com uma pequena visita aos Jardins do Palace Hotel do Bussaco, continuando depois para o interior da Mata, onde foram apresentadas algumas espécies mais características da bem como a vertente histórica do local. Por fim, visitaram também o Convento de Santa Cruz do Bussaco.

A atividade culminou com ação de voluntariado, onde os utentes das duas IPSS’s removeram vegetação lenhosa e arbustiva, bem como lenha caída, no caminho da Alameda do Convento, resultante da queda de árvores durante o temporal do passado dia 19 de janeiro. O entusiasmo dos participantes foi evidente.

 Este tipo de atividades com IPSS’s da região vai continuar nos próximos meses, sendo que as tarefas a desenvolver serão sempre adaptadas às condições dos utentes das instituições e consistem em pequenos passeios e atividades nos viveiros, tais como plantações, ou ainda limpeza da Mata.

IPSSs_junho_2

Para além de redescobrirem a Mata – muitos idosos não visitavam a Mata há anos – com esta atividade, os participantes ficam a conhecer melhor a história, fauna e flora do local.

 Esta atividade insere-se no âmbito da ação dedicada ao voluntariado do Projeto BRIGHT, apoiado pelo programa europeu LIFE+ / Biodiversidade, que se iniciou em Setembro de 2011 e se prolonga até 2016.

As ações de voluntariado integram programas de envolvimento e responsabilidade ambiental dos interessados, incluindo uma sessão de introdução/informação seguida de formação e posterior execução de tarefas práticas necessárias à conservação da Mata.