Neste ano de 2022, a tradicional Romaria de Nossa Senhora das Preces, que se venera no mais antigo Santuário Mariano das Beiras, realizar-se-á nos próximos dias 2 e 3 de julho, e será presidida por D. António Luciano, Bispo de Viseu.
No sábado, dia 2, retoma-se a antiga tradição da feira, ainda que em moldes diferentes dos habituais, pois privilegia-se a venda de artesanato e de produtos regionais. Durante a manhã, decorrerá a instalação dos artesãos e dos vendedores de produtos regionais, bem como a montagem dos restaurantes que começarão a funcionar ao almoço.
A feira abrirá depois de almoço e funcionará durante a tarde e à noite.
Pelas 17 horas terá início o programa religioso, com o acolhimento das imagens de todas as paróquias da Unidade Pastoral Oliveira do Hospital Sul e, depois de jantar, pelas 21:00 horas decorrerá a Missa Campal, seguida da procissão de velas.
Terminada a procissão, o dia encerrará com uma atividade cultural e de animação musical pelo Grupo Raízes da Beira.
No domingo, dia 3, o programa religioso terá início pelas 9:00 horas, com confissões. Por sua vez, o programa cultural abrirá pelas 09:15, com uma arruada pela Filarmónica Fidelidade de Aldeia das Dez, a que se seguirá a abertura oficial da feira, presidida pelo Dr. Francisco Rolo, Presidente do Município de Oliveira do Hospital.
Pelas 10:00, terá lugar a formatura das Irmandades, coordenada pelo Sr. Padre Rodolfo Albuquerque, capelão do Santuário e Pároco da Unidade Pastoral Oliveira do Hospital Sul, após o que receberá o Senhor Bispo de Viseu à entrada de Vale de Maceira e, com a Filarmónica Fidelidade, o acompanhará até ao Santuário, onde as Irmandades acolherão o
Senhor D. António Luciano, a que se seguirá uma saudação a Nossa Senhora.
Pelas 11 horas acontecerá um dos momentos altos da Romaria, traduzido na Missa Campal presidida pelo Sr. Bispo de Viseu.
Segue-se o almoço, que tanto poderá constar dos típicos e tradicionais farnéis, degustados à sombra de árvores centenárias, como poderá ser servido pelos restaurantes que estarão instalados no Santuário.
Pelas 13:30 haverá animação musical, pela Tuna de Santo António do Alva. Depois, pelas 15:55, descerrar-se-á uma placa comemorativa desta Romaria, animada com uma largada de pombos correio.
A Romaria encerrará com a Oração do Terço, campal, com a Grandiosa Procissão do Adeus a Nossa Senhora das Preces, que integrará imagens de todas as paróquias e as irmandades da Unidade Pastoral Oliveira do Hospital Sul.
Como é conhecido, o Santuário foi afetado por um dos violentos incêndios de outubro de 2017, que reduziu a cinzas muitas das suas árvores centenárias, bem como a chamada Casa da Música e, com ela, todo o património que continha. Quando se iniciava a recuperação pós-incêndio, a pandemia veio condicionar essa reabilitação, que agora se pretende retomar e em que os novos Órgãos Socias da Irmandade estão vivamente empenhados, contando com a ajuda e colaboração dos peregrinos e visitantes do Santuário para a manutenção deste vasto património natural e arquitetónico, religioso, cultural e ambiental.
A melhor forma de contribuir para a dinamização e valorização deste Santuário será a sua participação nas atividades que nele se venham a realizar. Se já conhece, venha r descobrir o Santuário e o alto do monte do Colcurinho (1244 metros de altitude) de onde se domina uma excelente panorâmica. Se ainda não teve possibilidade de conhecer, não deixe passar esta excelente oportunidade, participando na Romaria de Nossa Senhora das Preces, a mais antiga e queremos que volte a ser a maior romaria das Beiras.
Contamos consigo, não só com a sua presença, mas também com a de todos aqueles e aquelas que consiga mobilizar para o/a acompanharem. Tradicionalmente, quando os tempos eram mais difíceis, os romeiros vinham a pé dos municípios vizinhos, designadamente de Arganil, Pampilhosa da Serra, Fundão, Seia e tantos outros, principalmente dos distritos de Coimbra, Viseu, Guarda e Castelo Branco. Hoje, com as facilidades de comunicação, as distâncias encurtaram-se e as deslocações são bem mais cómodas. Tome nota na sua agenda da data da Romaria de Nossa Senhora das Preces e venha passar um fim de semana diferente dos habituais. A feira de artesanato e produtos regionais proporcionar-lhe-á um motivo adicional para a visita.
Os novos Órgãos Sociais da Irmandade gestora do Santuário, que assumiram funções em janeiro deste ano, estão empenhados em divulgar e dinamizar o Santuário de Nossa Senhora das Preces, para o que contam com todos aqueles que comungam desse ideal de valorização do Santuário e do vasto património natural e cultural que lhe está associado e que poderá consultar em www.snsp.pt onde constam os endereços eletrónicos (santuario@snsp.pt e irmandade@snsp.pt) através dos quais pode enviar as suas sugestões de melhoria e propor atividades que possam contribuir para a dinamização das Festas, da Albergaria e do próprio Santuário. Todas as propostas serão bem-vindas e serão implementadas sempre que forem exequíveis.
Para informações adicionais contactar a Presidente da Direção da Irmandade, Dr.ª Graça Lourenço, te.: 919 312 563.