VALE GRANDE (Cabril): Liga de Melhoramentos concretizou um antigo sonho com a inauguração do Centro de Convívio

O presidente da Direcção da Liga de Melhoramentos, explicou as razões da construção do Centro de Convívio. Victor Silva (ao centro) ladeado pelo presidente da Câmara Municipal, Jorge Custódio (à direita na foto) e pelo Provedor da Santa Casa da Misericórdia de Pampilhosa da Serra, António Sérgio (à esquerda na foto)

Esta airosa aldeia do concelho de Pampilhosa da Serra tem a sua beleza e seus costumes, tal como todas as outras do concelho que totaliza 109, sua situação geográfica lhe confere excelente beleza, junto ao Rio Unhais, bem perto da Barragem de Santa Luzia, uma das grandes belezas do concelho, um cartão-de-visita, e quando está cheia, transbordando os excedentes de suas águas, os moradores de Vale Grande sentem o seu som.

Esta aldeia, tal como todos outras do concelho, graças a boas gestões das autarquias locais tem boas condições, mas havia lá uma falta, um centro de convívio, um sonho de seus moradores, não esquecendo o altamente dinâmico presidente da Direcção da Liga de Melhoramentos de Vale Grande, Victor Silva, que por sua iniciativa, de seus corpos sociais e população em geral, tomaram por prioridade, em boa hora, a referida construção – foi construída em tempo recorde.

Um presidente com vontade de criar as melhores condições possíveis em sua terra, pessoa simples, com excelentes qualidades, diz o que sente – como se costuma dizer fala com o coração, com seus dignos colaboradores, população e autarquias locais – conseguiram erguer esta importante obra com excelentes condições, um orgulho para a aldeia, a qual foi inaugurada oficialmente a 15 de Março de 2025.

No acto inaugural marcaram presença 125 pessoas, às quais foi servido um excelente e abundante almoço, ao que lhes chamaram o II FESTIVAL DAS CODERNIZES, confeccionado e servido pelas pessoas da aldeia.

Os habitantes tiveram a honra da presença de várias entidades, tais como, o senhores/as, presidente da Câmara Municipal de Pampilhosa da Serra, Eng.º Jorge Custódio, presidente da Junta de Freguesia de Cabril, Anabela Martins, Provedor da Santa Casa da Misericórdia de Pampilhosa da Serra Dr. António Sérgio (natural da freguesia), presidente da Casa do Concelho de Pampilhosa da Serra, Dr.ª Paula Nunes e seu digno colaborador Rogério Antunes, presidente da Associação de Combatentes do Concelho de Pampilhosa da Serra, José de Almeida Alexandre, da comissão de Melhoramentos do Cabril, Victor Barata e inúmeros AMIGOS.

Antes da referida inauguração foi dada a palavra aos oradores seguintes: presidente da Direcção, já nomeado, que, visivelmente satisfeito, se dirigiu a todos os presentes, agradecendo por estarem (…) «entre nós, neste dia» que para si e sua aldeia altamente importante. «Foi um sonho, sozinho não conseguiria, só possível com colaboração e união de todos, tanto monetariamente como em mão-de-obra», agradecendo à sua Direcção, aos corpos sociais, nomeadamente Assembleia Geral e Concelho fiscal, população em geral e Junta de Freguesia do Cabril. 

«Mas como os últimos são os primeiros, um enorme agradecimento ao senhor presidente da Câmara Municipal de Pampilhosa da Serra, que sem o seu apoio não seria possível, pelo menos neste tempo recorde», recordando que a casa era para ser mais pequena (…) «mas um dia veio ver e aconselhou para ser maior. E assim foi um concelho muito, mas muito importante», referindo ainda que este dia era para si, um dia de felicidade, e veio aumentar ainda mais por terem acabado de comprar um terreno ali bem perto, junto da Capela, onde iria ser construído um parque de estacionamento que faz falta na aldeia, na certeza de que irá ter a colaboração dos antes referidos.

Victor Silva referiu também que era importante (…) «um encontro de colectividades da freguesia» dando origem a um convívio cada vez maior promovendo a união. Agradeceu ao senhor Provedor Dr. António Sérgio por ter (…) «colaborado gratuitamente em toda a documentação para fundação da nossa Liga».

Foi dada a palavra ao senhor Presidente da Associação de Combatentes do Concelho de Pampilhosa da Serra, José de Almeida Alexandre que disse, agradecendo o convite, que aceitou com honra, tendo-se deslocado de propósito de Lisboa para poder estar presente (…) «pela amizade pelo Victor» enaltecendo as suas qualidades e dando-lhe os sinceros parabéns por ser o líder em (…) «erguer esta grandiosa obra muito útil para as populações».

Victor Barata, o dinâmico presidente da Direcção da Liga de Melhoramentos de Cabril, referiu que é para si (…) «uma honra estar nesta aldeia, com a qual sempre tivermos o melhor relacionamento, e iremos continuar», e apoiou na totalidade a proposta do presidente da Direcção em promover encontros de convívio entre as aldeias da freguesia. «A do Cabril está completamente de acordo» salienta que será, pois, (…) «uma forma de união».

Já a presidente da Casa do Concelho de Pampilhosa da Serra, Dr.º Paula Nunes, agradeceu o convite, sentindo-se honrosa por tal. «A nossa casa concelhia tudo tem feito e continuará fazendo pelo bom nome do concelho», disse, felicitando a Direcção anfitriã (…) «pela grandiosa obra acabada de inaugurar», ao mesmo tempo que enalteceu as virtudes de Victor Silva, quanto ao repto de promover encontros entre as colectividades da freguesia, que acha muito importante (…) «mas se entenderem ser também em Lisboa, onde há muitas pessoas naturais desta freguesia, os convívios podem ser feitos na Casa do Conselho de Pampilhosa da Serra», explicou.

O Provedor da Santa Casa da Misericórdia de Pampilhosa da Serra, natural da freguesia, já nomeado, disse ser para si (…) «um orgulho ter sido convidado para estar presente na inauguração desta grandiosa obra», a qual agradece, salientando a importância destes melhoramentos para as populações (…) «onde as pessoas se podem encontrar convivendo».

A presidente da Junta de Freguesia do Cabril, já nomeada, referiu a importância destes melhoramentos, decerto feliz por ver mais um na freguesia que dignamente preside, enalteceu o presidente da Direcção pelas qualidades excelentes (…) «tudo fazendo em prol de sua terra» e desejou os maiores sucessos. «A Junta de Freguesia colaborará em tudo dentro das possibilidades», sublinhou.

A sessão de oradores foi encerrada pelo Senhor Presidente da Camara Municipal de Pampilhosa da Serra, já nomeado. Começando por salientar as altas qualidades do presidente da Direcção, Victor Silva (…) «com a sua simplicidade e vontade de algo fazer em prol de seu semelhante, de sua terra que adora, proporcionando-lhe as melhores condições possíveis, a sua maneira e pedir, todos têm vontade de ajudar. Com frequência bate à porta do município, a qual está sempre aberta a ajudar dentro do possível», recordou. Jorge Custódio afirmou que foi para si uma honra estar presente (…) «estava em Lisboa, na Bolsa de Turismo de Lisboa, onde a nossa Câmara está representada na promoção de nosso concelho». «É cansativo, mas não podia faltar á inauguração desta obra que é muito importante para as populações». Felicitando Victor Silva e todos os que colaboraram para ser uma realidade, referiu que (…) «foi fácil. A obra está feita, mas o mais difícil é manter e realizar eventos, promover encontros das populações, trazer pessoas de fora, dar-lhe a verdadeira utilidade», disse, ao mesmo tempo que enaltecendo as virtudes de Victor Silva, pelo que lhe desejou as maiores felicidades para que a obra que virá a seguir, seja em breve uma realidade, aludindo ao parque de estacionamento de automóveis (…) «que faz falta na aldeia».

Findo os oradores, procedeu-se à inauguração, em que a fita a pedido do senhor presidente da Câmara foi cortada por duas crianças, que serão o futuro da aldeia, ladeadas pelos senhor presidente da Câmara e da Junta de Freguesia. Os nomes dos mesmos constam na placa alusiva à inauguração colocada no salão. Findo o descerramento guardou-se um minuto de silêncio em memória dos falecidos da aldeia, que se estivessem entre nós seria um orgulho, seguindo-se o almoço, com o convívio a continuar pela tarde adiante, sendo presenteados com música regional e dança.