Decorre no próximo fim-de-semana, dias 24 e 25 de agosto, em Seixo da Beira, a VII Feira do Pão, Bolos e Bôlas. Durante dois dias, as iguarias gastronómicas típicas daquela freguesia do concelho de Oliveira do Hospital vão ser o centro das atenções, numa festa que oferece uma forte componente cultural de raiz popular.
As saborosas bôlas de carne e bacalhau, acabadas de sair dos fornos de lenha, são as mais procuradas durante esta feira, mas também o pão caseiro e o bolo tradicional da Páscoa, bem típico do Seixo da Beira, saciam os palatos de quem passa pelo certame.
No recinto do Parque Nossa Senhora da Estrela a oferta não se resume à componente gastronómica, sendo complementada com as atuações de vários grupos culturais do concelho e de outros conjuntos musicais, e com a oferta de três dezenas de expositores de artesanato e produtos endógenos.
A crescer de ano para ano, a Feira é visitada por cada vez mais pessoas, e consome 500 quilos de farinha, 80 quilos de bacalhau e 50 quilos de carne, a que se juntam outros ingredientes necessários à produção das iguarias do tempo dos nossos avós.
A produção é feita in loco nos fornos existentes no parque ao longo dos dois dias da Feira, com a “imprescindível” colaboração das forneiras da freguesia.
A abertura da VII Feira do Pão, Bolos e Bôlas está agendada para as 18h00 de sábado, com uma arruada pelo grupo de concertinas MediJovem. Durante este final de tarde irão ainda atuar o Grupo de Cavaquinhos do Clube de Caça e Pesca de Oliveira do Hospital e a Tuna Penalvense. À noite a festa continua com um baile com o grupo Jolupa e o artista João Claro.
No domingo, ao longo de todo o dia, haverá sempre pão, bôlas e bolos a sair do forno e animação contínua com o Grupo Taboeira. Durante a tarde haverá ainda vários momentos culturais, destacando-se a atuação do Rancho da Associação Cultural da Freguesia do Seixo da Beira. À noite continua a música com o Grupo de Concertinas Sons e Suadelas, de Arganil.
Tasquinhas, artesanato, exposições, música, insufláveis e muita animação caracterizam este certame, que recebe cada vez mais visitantes que procuram os sabores de outros tempos e momentos de convívio.