VILA COVA DE ALVA (Arganil): Filarmónica festejou 105.º aniversário

Momento da actuação da Filarmónica aniversariante (Foto: Manuel F. Garcia)

A Sociedade Filarmónica Flor do Alva, está desde o passado dia 8, a comemorar 105 anos da sua fundação, e assinalou a efeméride com um almoço e actuação de aniversário.

Ultrapassado que está o momento de “crise directiva” a carismática Filarmónica ressurge com um projecto ambicioso que passa por (…) «valorizar cada vez mais a nossa escola de música» – que actualmente tem 10 alunos -, referiu na ocasião Antero Madeira, presidente da direcção.
O dirigente justifica a aposta como medida para a (…) «renovação de executantes», dando nota de que neste momento a Filarmónica é composta por 25 executantes, e por isso é imperativo (…) «aumentar o número de alunos da nossa escola», reconhecendo, contudo, que vai ser uma tarefa difícil porque (…) «a juventude tem interesses muito diversos, mas felizmente, ainda se vai encontrando alguns».

Como medida efectiva, Antero Madeira admite chamar para a Escola de Música da Sociedade Filarmónica, crianças e jovens não só de Vila Cova de Alva, mas de toda a freguesia e arredores, já que (…) «em Vila Cova de Alva, não existem crianças em número suficiente para integrarem a escola», referiu.

Consciente das dificuldades, o dirigente revela que a Filarmónica “vive” das receitas dos associados e beneméritos, não sendo fácil, por isso, de gerir. «Os instrumentos estão sempre a precisar de manutenção e alguns têm de ser substituídos» para além de que (…) «tem de haver sempre uma verba suplementar para o fardamento».

Apesar de tudo Antero Madeira revelou que neste momento, entre festas religiosas e entre eventos não religiosos estão já garantidos vários concertos, quer em Vila Cova de Alva, quer no concelho de Arganil e noutros concelhos limítrofes.

Na “calha” está também a pretensão de organizar um “Concerto de Verão” em Vila Cova de Alva, para além da realização de iniciativas (…) «para angariar fundos, para fazer face às despesas que vamos tendo».

Recorde-se que a Sociedade Filarmónica Flor do Alva foi brindada com a presença da sua congénere Filarmónica Sangianense (S. Gião – Oliveira do Hospital), participando em conjunto nas “boas-vindas” aos convidados que se associaram ao 105.º aniversário, entre os quais, dirigentes das filarmónicas de Barril de Alva, Arganil e Coja – Carlos Nobre (também na qualidade de vice-presidente da Federação das Filarmónicas do Distrito de Coimbra), Miguel Ventura e João Quaresma, respectivamente – do presidente e secretário da União das Freguesias de Vila Cova de Alva e Anseriz, Paulo Amaral e João Gonçalves, respectivamente, e Luís Almeida, vereador do Município de Arganil.