VILA NOVA DE POIARES: Aluno do 7.º ano apresentou em reunião da Câmara preocupações com a saúde

O aluno do 7.º C da Escola EB 2,3 /S Dr. Daniel de Matos, Tomás Teixeira, foi à reunião da Câmara Municipal apresentar os resultados de um inquérito elaborado pela turma sobre o funcionamento do Centro de Saúde de Vila Nova de Poiares.

Acompanhado dos pais e da professora titular da disciplina de Cidadania e Desenvolvimento, Rosário Virgílio, o Tomás apresentou os números do questionário que foi realizado online, durante mais de dois meses, e que recolheu 83 respostas, manifestando como principais preocupações o “Atendimento ao Público” (40%), a “Falta de Médicos” (35%) e o “Horário de Funcionamento” (22%).

O objetivo do inquérito foi realizar um diagnóstico do funcionamento do Centro de Saúde em Vila Nova de Poiares, apontando um conjunto de problemas que vêm sustentar e reforçar as preocupações que o Município tem vindo a colocar em evidência e a reclamar junto das entidades competentes e da tutela, nomeadamente em matéria de atendimento ao público e falta de meios humanos e materiais para uma resposta cabal e adequada às necessidades da população poiarense.

Toda a vereação foi unânime em dar os parabéns ao Tomás, não só pela destreza na apresentação que fez, mas sobretudo pela iniciativa demonstrada por estes alunos e pelo interesse demonstrado nos assuntos que afetam a vida da comunidade.Para o presidente da Câmara Municipal, João Miguel Henriques, “é um motivo de grande orgulho ver os nossos alunos, desde cedo, manifestarem tão grande capacidade de intervenção e exercício de uma cidadania ativa e preocupada com o bem-estar social, contrariando a ideia generalizada do desinteresse dos jovens por estas matérias” e, sobre o estudo propriamente dito, reconheceu que muitas das insuficiências identificadas são já bem conhecidas do Município e que têm sido essas as razões fundamentais para a não-aceitação da transferência de competências na área da Saúde, acrescentando que este inquérito “vem dar ainda mais força aos argumentos que a autarquia tem apresentado junto da tutela e à pressão que tem exercido para que sejam encontradas soluções e melhoradas as condições de um serviço que é absolutamente fundamental e primeira necessidade para a vida das populações”.

A professora titular da disciplina de Cidadania e Desenvolvimento, fez questão de sublinhar o empenho destes alunos em serem porta-vozes das queixas e reclamações que ouvem tantas vezes dos seus avós e de outras pessoas mais velhas e afirmaram-se como um “bom exemplo da consciência que é necessário formar de que há canais próprios para fazermos ouvir a nossa voz e apresentarmos as nossas queixas e reclamações”, reconhecendo que muitas vezes “as pessoas não participam de modo ativo na vontade de resolução dos seus problemas e não reportam as situações, nem escrevem no Livro de Reclamações as suas queixas”.

Refira-se que a ideia de realizar este inquérito surgiu na Assembleia de Transformadores Sociais, promovida no âmbito do Projeto MyPolis, desenvolvido em ambiente escolar com o apoio do Município de Vila Nova de Poiares, potencializando os projetos ao nível da autonomia e flexibilidade curricular, tendo este trabalho sido realizado na disciplina de Cidadania e Desenvolvimento, com contributo de outras disciplinas.