VILA NOVA DE POIARES: Apresentação de projetos para ‘Envelhecimento com Qualidade’

O Centro de Competências para o Envelhecimento Ativo (CCEA), cuja sede distrital está instalada em Vila Nova de Poiares, organizou, com o apoio da Câmara Municipal, uma reunião de trabalho no Centro Cultural de Poiares sob a temática “Envelhecer com Qualidade: Ações e Planos Intermunicipais para o Futuro”.

Nela marcaram presença o diretor do CCEA, Nuno Marques, o presidente da Câmara Municipal, João Miguel Henriques, representantes dos Municípios que integram a Comunidade Intermunicipal (CIM) – Região de Coimbra, diversas entidades parceiras como o Instituto Politécnico de Coimbra, o Comando Territorial da Guarda Nacional Republicana e a Escola de Cães Guias/Combate à Solidão.

O encontro teve como objetivo central a discussão das etapas de implementação dos Planos Municipais de Envelhecimento na CIM – Região de Coimbra, desenvolvidos em parceria com o CCEA, tendo os participantes aprofundado os objetivos gerais e estratégias para a aplicação dos planos nos respetivos territórios, promovendo a criação de sinergias para um envelhecimento ativo e saudável das populações.

Para o presidente da Câmara Municipal, “o envelhecimento da nossa população é um desafio, mas também uma oportunidade para desenvolver políticas públicas inclusivas, garantindo que os idosos tenham acesso a uma senioridade mais ativa, digna e saudável. Em Poiares orgulhamo-nos do trabalho que temos vindo a desenvolver nesta matéria, com destaque para o programa Fit Sénior”.

Por outro lado, João Miguel Henriques referiu ainda que “o facto de a sede distrital do CCEA ser em Vila Nova de Poiares, não só nos honra como nos confere responsabilidade acrescida, pelo que o nosso compromisso é o de ‘cuidar de quem nos cuidou’, assegurando que o seu envelhecimento seja rico, ativo e com qualidade de vida”.

Refira-se que esta reunião de trabalho, alinhada com os modelos de referência da União Europeia e das Nações Unidas, afirma-se como um exemplo de boas práticas a ser adaptado às diferentes realidades locais. Durante a sessão foram ainda identificados diversos desafios e oportunidades de trabalho em prol dos seniores.