O mandato de 2023 dos Jovens Autarcas de Vila Nova de Poiares já tem presidente eleita. Chamados às urnas, o universo eleitoral composto pelos jovens com idades entre os 11 e os 18 anos, que frequentam o Agrupamento de Escolas de Vila Nova de Poiares escolheram para presidente Cristiana Paiva, com 48 % dos votos, sendo que o novo executivo será composto também por Carolina Fernandes (29 %), Iara Neves (18%) e Tiago Ferreira (5%).
A tomada de posse do novo elenco que irá substituir o anterior composto por Lara Salvador e Tiago Ferreira, está agendada para a primeira reunião do executivo da Câmara Municipal, em Janeiro, a ter lugar nos Paços do Concelho.
O anúncio dos resultados foi feito pelo presidente do Agrupamento de Escolas, Eduardo Sequeira, acompanhado pela vereadora da Câmara Municipal com o pelouro da Educação, Maria da Luz Pedroso, e na presença dos quatro candidatos.
O projeto Jovens Autarcas de Vila Nova de Poiares, que já vai na sua quinta edição, é um projeto educativo que pretende potenciar comportamentos de cidadania ativa e governança partilhada, valorizando as opiniões e tomadas de decisão dos jovens e as suas perspetivas para o futuro.
Ao assumir uma participação ativa nas decisões políticas do seu concelho, os jovens desempenham um papel de porta-voz dos seus pares, sendo corresponsáveis pela gestão de um orçamento anual de 10.000 euros que lhes é atribuído, e procurando concretizar os projetos que idealizaram, numa lógica de diálogo e sustentabilidade.
Ao proporcionar a oportunidade aos jovens de se envolverem na causa pública, assumindo uma maior participação cívica e contribuindo determinante e ativamente na definição de políticas de proximidade, este projeto afirma-se como verdadeiramente inovador e promotor de melhores práticas democráticas.