O Centro Cultural de Poiares foi palco da “Gala da Educação 2023”, evento que celebrou o mérito dos alunos do Agrupamento de Escolas de Vila Nova de Poiares, reconhecendo o esforço e dedicação das crianças e jovens do 1.º ciclo ao secundário, ao longo do último ano letivo.
Mais que uma simples cerimónia, a “Gala da Educação 2023” é um tributo ao empenho, talento, competência e potencial dos homens e mulheres que moldarão o futuro da comunidade, ao serem distinguidos com Diplomas de Mérito ou de Valor respeitantes aos diferentes ciclos de ensino.
O diretor do Agrupamento de Escolas de Vila Nova de Poiares, Eduardo Sequeira, referiu que a “Gala da Educação”, “é uma diferenciação positiva que deve ser interpretada como uma recompensa àqueles que alcançaram o mérito, e como uma motivação para que todos os jovens sem exceção se superem, transformando as adversidades em oportunidades de crescimento e aprendizagem”, afirmando ainda que “num mundo em constante transformação, onde a tecnologia, nomeadamente a Inteligência Artificial, faz parte do quotidiano, nada supera a paixão e a dedicação da comunidade educativa, especialmente a dos professores, que são verdadeiros agentes de mudança, inspirando mentes e gerações”.
A vereadora da Câmara Municipal com o pelouro da Educação Maria da Luz Pedroso, enfatizou a importância “para os jovens de, para além do conhecimento académico, deverem adquirir princípios e valores. Este é um desígnio que deve ser compartilhado por toda a comunidade educativa, não se limitando apenas à escola, abrangendo a sociedade para que contribua para o desenvolvimento das competências pessoais e sociais dos nossos alunos, essenciais para o seu crescimento integral”.
Maria da Luz Pedroso destacou também “o empenho do Município na área da educação., nomeadamente no apoio e acompanhamento desenvolvido através das AEC’s AF’s e CAF’s, dos projetos SABE+ Estímulus ou ainda a recente assinatura do protocolo com o Comando Territorial de Coimbra da Guarda Nacional Republicana, que através da cinoterapia oferecerá mais uma resposta às necessidades dos nossos alunos”.
Em representação da presidente do conselho geral do Agrupamento de Escolas, Isabel Afonso alertou para o papel fundamental dos pais, que devem ajudar e monitorizar o percurso escolar dos seus filhos. Frisou ainda o desejo de que no próximo ano possam ser atribuídos mais quadros de valor pois “não e sói a excelência das notas que devemos premiar, mas tudo o que e indissociável da vida dos alunos, formando para além de excelentes alunos, bons cidadãos”, para depois e a terminar, a Delegada Regional de Educação da Região Centro, Cristina Oliveira, afirmar que “o conhecimento é um dos pilares educacionais fundamentais, mas há que valorizar outras competências nos alunos, para além do mérito estritamente académico”.
A Gala da Educação 2023 foi um evento que celebrou a excelência, os valores e o potencial dos alunos, lembrando a todos que a educação é a chave para um futuro brilhante. Para além de reconhecer o mérito, serviu também como um farol de motivação para que os nossos jovens continuem a superar desafios e a construir um amanhã melhor.