No passado dia 31 de Março, decorreu no Centro Cultural de Poiares, um Congresso intitulado de “Saúde Mental – prevenção”, organizado pelo Serviço de Psicologia e Orientação do Agrupamento de Escolas de Vila Nova de Poiares.
Participaram neste evento os alunos do 3.º ciclo do ensino básico (8.º e 9.º anos) e do ensino secundário (11.º e 12.º anos), por razões que se prendem com a imaturidade dos jovens numa fase do desenvolvimento pautada por grande turbulência hormonal e emocional.
A etapa da adolescência é quase sempre potenciada por muitas cobranças que, por norma, o jovem transporta dentro de si, nomeadamente: a incerteza quanto ao futuro, a expectativa dos resultados face aos exames, o medo de não ser aceite no grupo de pares, de ser excluído, amores/desamores de entre outros.
Conhecedores do excelente trabalho desenvolvido junto da comunidade escolar, a dinâmica das sessões foi conduzida pela equipa da ARS da Região Centro, do Ministério da Saúde, constituída pela dr.ª Paula Carriço (psiquiatra e coordenadora do Centro de Respostas Integradas de Coimbra), pelo dr. Alberto Almeida (técnico de Serviço Social do mesmo organismo) e pela dr.ª Anísia Costa (psicóloga clínica da Sub-Região de Saúde de Coimbra). A actuação dos oradores teve por base dinâmicas de grupo, com recurso a técnicas do Psicodrama Moreniano.
No final do Congresso, todos saíram mais enriquecidos, melhor capacitados para repor a paz interior e manter a saúde mental, ficando a gratidão à dr.ª Paula Carriço, ao dr. Alberto Almeida e à dr.ª Anaísa Costa.