No âmbito da Semana da Floresta Autóctone, o Município de Vila Nova de Poiares organizou uma ação de plantação de árvores autóctones na Serra do Carvalho, na área envolvente ao posto de vigia, e envolvendo os alunos do Clube de Ciência Viva da Escola Dr. Daniel de Matos.
A iniciativa, que contou com a presença da vereadora com o Pelouro da Educação e Ambiente, Maria da Luz Pedroso, teve como principais objetivos sensibilizar os jovens para a importância da preservação do ecossistema local, promover a educação ambiental e contribuir ativamente para a reflorestação do território.
Para além da plantação de árvores, os alunos tiveram a ainda a oportunidade de visitar a área exterior do moinho de vento ali existente – em fase final de intervenção visando a sua recuperação -, testemunho histórico da atividade de moagem de cereais que no passado teve um papel significativo na economia do concelho.
O presidente da Câmara Municipal, João Miguel Henriques, destacou a relevância de iniciativas como esta, sublinhando que “a educação ambiental começa desde cedo, envolvendo os mais jovens em ações que lhes permitam compreender a importância da preservação do património ambiental, natural e cultural”, acrescentando ainda que ”a reflorestação com espécies autóctones é essencial para preservar a biodiversidade e reforçar a resiliência dos ecossistemas face às alterações climáticas, alinhando-se com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030, com os quais o Município de Vila Nova de Poiares está comprometido”.
João Miguel Henriques considerou também que “ações como esta demonstram o papel central das autarquias na promoção de soluções que beneficiam o ambiente e a comunidade, pelo que é essencial continuar a envolver a sociedade neste esforço coletivo”, dando como exemplo o programa da Câmara Municipal ‘A Nossa floresta’, “em que através da oferta de espécies autóctones aos proprietários de terrenos no concelho, estamos a potenciar a diversificação do espaço florestal e a redução da monocultura”.
Refira-se que a Semana da Floresta Autóctone é uma iniciativa nacional, realizada anualmente para celebrar e valorizar as florestas de espécies autóctones, habitualmente realizada no final de novembro, e coincidindo com o Dia da Floresta Autóctone, comemorado a 23 de Novembro.
O principal objetivo é o de sensibilizar a população para a importância da preservação destas florestas, que desempenham um papel fundamental no equilíbrio ecológico, na proteção do solo, na regulação dos recursos hídricos, na promoção da biodiversidade e no combate às alterações climáticas.