O Município Vila Nova de Poiares foi distinguido pelo quinto ano consecutivo, como “Município Amigo do Desporto”, na cerimónia que decorreu na Mealhada e na qual foram entregues a Bandeira e o Diploma que certificam essa distinção, promovido pela Empresa Cidade Social e avalizado pela Secretaria de Estado da Juventude e Desporto.
Recorde-se que desde 2017 este prémio tem sido atribuído a Vila Nova de Poiares, distinguindo o Município pelo desenvolvimento de uma política de apoio ao desporto de excelência. Aliás, já este ano, o concelho havia sido distinguido pela mesma entidade, em Março, com o 3.º lugar no galardão “Oportunidades de Prática Outdoor 2022” e mais recentemente, em Agosto, com o segundo lugar no “Reconhecimento de Complexos Desportivos do Ano 2022”, ambos na categoria para Município até 10 mil habitantes.
Para o presidente da Câmara Municipal, João Miguel Henriques, “todas estas distinções são o reiterar do reconhecimento nacional do bom trabalho que tem vindo a ser desenvolvido pela autarquia na área do desporto, referindo ainda que esta política, assente em particular na promoção de desportos de aventura e natureza, “tem levado ao constante e sustentável aumente da procura por estas atividades no nosso território, quer de atletas, quer de amantes do desporto”.
Exemplos dessa estratégia e como deu a conhecer João Miguel Henriques, são “a inauguração, este ano, da Pista de Parapente em São Miguel de Poiares, cujas características únicas permitem o levantamento e o aterrar no mesmo local. Paralelamente, já este mês será inaugurado o Centro Cycling de Vila Nova de Poiares, junto ao Complexo Desportivo, que integra a bike station e ponto de carregamento para bicicletas elétricas, e que contempla 6 percursos cicláveis de BTT, do mais acessível ao mais complexo, numa extensão de mais de 230 km totalmente no concelho”.
Paralelamente, “e numa altura em que a pandemia teve um impacto negativo direto em particular nos grandes eventos de referência que todos os anos são organizados no nosso concelho, foi possível implementar no território os percursos pedestres da Ribeira de Poiares, da Serra do Carvalho e a Grande Rota do Alva, já uma referência neste tipo de atividades, como também a parede de escalada com 41 vias situada junto ao Complexo das Piscinas da Fraga, iniciativas que retratam o nosso compromisso no desenvolvimento e promoção da prática desportiva e políticas de estilos de vida saudáveis”. concluiu o presidente da Câmara Municipal.
Refira-se que na atribuição da distinção foram tidas em conta cerca de uma dezena de áreas de análise: organização desportiva, instalações, eventos, programas, estratégias de sustentabilidade ecológica, desporto solidário, parcerias, realidade desportiva, legislação, marketing e inovação. Para além disto, são também considerados aspetos relativos à gestão do desporto, mais concretamente ligados ao modelo de gestão implementado e os seus resultados, o desenvolvimento de uma atitude sustentável através do desporto, a abordagem solidária e inclusiva através do desporto e a excelência e abrangência dos modelos de intervenção.