
A Câmara Municipal de Vila Nova de Poiares foi reconhecida, pelo sexto ano consecutivo, como “Município Amigo do Desporto’, galardão atribuído pela Cidade Social e avalizado pela Secretaria de Estado da Juventude e Desporto.
A Bandeira e o Diploma que certificam esta distinção foram entregues ao presidente da Câmara Municipal, João Miguel Henriques, pelo coordenador do Programa Municípios Amigos do Desporto, Pedro Mortágua Soares, durante a cerimónia que decorreu em Felgueiras.
Desde 2017 que Vila Nova de Poiares tem sido consistentemente reconhecido por estas entidades pelo desenvolvimento de uma política de excelência dedicada à promoção do desporto, da atividade física e de estilos e hábitos de vida saudáveis.
O presidente da Câmara Municipal expressou a sua enorme satisfação, afirmando que “todas estas distinções resultam do reconhecimento nacional do bom trabalho que tem vindo a ser desenvolvido em matéria de política desportiva pelo Município”, destacando ainda que “esta nova distinção reforça o compromisso de Vila Nova de Poiares com o desporto, destacando-se como referência nacional na promoção de um estilo de vida ativo e saudável”.
Recorde-se que são variadas as atividades que a Câmara Municipal desenvolve e/ou apoia ao longo do ano, entre as quais se destacam grandes eventos como o Poiares Trail ou programas temáticos e dirigidos a idades específicas como o Fit Sénior, Mob.Poiares ou Poiares a Pedalar.
Paralelamente, são também diversos os investimentos que têm sido realizados, com especial destaque para a implementação de uma rede de ciclovias, atualmente em fase final de execução e que representa um investimento de cerca de 1 milhão e 65 mil euros, comparticipado pelo Centro 2020, representando um total de oito troços de ciclovias.
Refira-se que na atribuição do título, foram avaliadas cerca de uma dezena de áreas, incluindo organização desportiva, instalações, eventos, programas, estratégias de sustentabilidade ecológica, desporto solidário, parcerias, realidade desportiva, legislação, marketing e inovação. Em consideração foram também tidos aspetos relacionados com a gestão do desporto, o desenvolvimento sustentável, a abordagem solidária e inclusiva, e a excelência dos modelos de intervenção.