VILA NOVA DE POIARES: Município e Força Aérea homenageiam pilotos que faleceram no Carvalho

carvalho_2Maior acidente da história da Força Aérea ocorreu há 60 anos

Foi em 1955, por ocasião das comemorações do 3.º aniversário da Força Aérea Portuguesa, enquanto ramo independente, que oito dos doze aviões que compunham a formação comandada pelo Capitão Rangel Lima chocaram no lugar do Carvalho, em Vila Nova de Poiares, vitimando oito pilotos.

Todos os anos a efeméride é relembrada com uma Missa de Sufrágio e Evocação, no lugar onde foi erigida a Capela em Honra de Nossa Senhora do Ar, perpetuando desta forma a memória dos pilotos falecidos. Este ano não é excepção com as cerimónias a decorrerem este domingo, dia 12 de Julho, assinalando 60 anos sobre o trágico acontecimento.

Após a Missa, a Câmara Municipal de Vila Nova de Poiares e a Força Aérea Portuguesa irão depositar Coroas de Flores no Cruzeiro existente no local, e onde estão inscritos os nomes dos oito pilotos.

Refira-se que na Avenida Manuel C. Coelho foi também inaugurado um monumento, “Voo dos Anjos”, constituído por oito colunas encimadas por “asas”, cada uma delas representando um dos oito militares que pereceram no acidente de 1955.