VILA NOVA DE POIARES: Município presta homenagem e dedica memorial a Phil Mendrix – guitarrista que passou pelos Chinchilas, Roxigénio, Ena Pá 2000, Irmãos Catita, entre muitos outros projectos

Na data em que Filipe Alberto do Paço d’Oliveira Mendes (conhecido por Phil Mendrix) comemoraria 73 anos, o Município de Vila Nova de Poiares irá prestar-lhe uma homenagem e dedicar-lhe um simbólico memorial.

As comemorações terão lugar nos próximos dias 9 e 10 de Novembro, no CCP – Centro Cultural de Poiares, assinalando assim o nascimento do músico-guitarrista (10/11/1947) com ligações familiares a Vila Nova de Poiares, mais propriamente ao lugar da Venda Nova e que, faleceu em 2018.

O desaparecimento de Filipe Alberto do Paço d’Oliveira Mendes, que nos deixa um enorme legado cultural na área da música, representou uma enorme perda para o Concelho, e cuja memória se pretende perpetuar com a inauguração de um mosaico de guitarra eléctrica e placa alusiva ao músico e guitarrista, no dia 10 de Novembro, pelas 16h30m, na entrada do CCP – Centro Cultural de Poiares;

No mesmo dia, 10 de Novembro, pelas 21h30, terá lugar no auditório do CCP, o concerto “Somos Mendrix”, com os convidados especiais Manuel João Vieira, Chica Vinagre e Fast Edie Nelson, o qual, devido à capacidade limitada do auditório, em função das restrições atuais, será transmitido via Live Streaming, com a exibição também de vídeo, integrado com gravações de testemunhos de amigos, familiares e músicos.

As comemorações do aniversário de Phil Mendrix, iniciarão, contudo no dia anterior, 9 de Novembro, pelas 21h30m, no auditório do CCP, com a exibição de um documentário da vida do músico, realizado por Paulo Abreu.

Refira-se que a ligação de Phil Mendrix a Vila Nova de Poiares era bem forte, sendo recordado por todos pela sua simplicidade, cumplicidade, amizade e pelo seu virtuosismo na guitarra, qualidades e virtudes bem presentes no espectáculo que deu em 2017 por ocasião da POIARTES, como cabeça de cartaz.

Nesse mesmo ano foi distinguido pela Sociedade Portuguesa de Autores com a Medalha de Honra da Cooperativa e, em 2019, a título póstumo, foi agraciado com a Medalha Municipal de Mérito – Grau Ouro, pelo Município de Vila Nova de Poiares.

Com uma carreira extraordinária, em que passou pelos Chinchilas, Roxigénio, Ena Pá 2000, Irmãos Catita, entre muitos outros projectos, é assinalado por todos como uma referência que inspirou inúmeras gerações de guitarristas, ao nível dos grandes nomes internacionais, e que granjeou ao longo da sua carreira um enorme reconhecimento e admiração entre os seus pares.      

O seu talento e o lado inovador na forma de abordar a guitarra, com um estilo próximo do de Jimi Hendrix e razão pela qual ganhou o nome artístico de Phil Mendrix, Filipe Mendes tornou-se um verdadeiro militante da causa rock em Portugal.