A Escadaria do Monumento ao Cristo em Vila Nova de Poiares foi novamente o palco para a ‘Noite de Gil Vicente’, iniciativa que já vai na sua sétima edição, realizada em parceria pela Câmara Municipal e pela Companhia de Teatro Experimental de Poiares (CTEP).
Mais uma vez, o público acorreu em grande número, lotando o espaço localizado bem no centro da vila. O primeiro momento desta noite cultural esteve a cargo da Classe de Adolescentes da CTEP, com a representação das adaptações das obras de Gil Vicente “Perante Maria Parda”, “Quem tem farelos” e o “Auto das Fadas”. Após a apresentação teatral, foi a vez das Vozes do Fado subirem ao palco, entoando a ‘Canção de Coimbra’, bem como alguns fados de Lisboa.
Para o presidente da Câmara Municipal, João Miguel Henriques, “a cultura desempenha um papel fundamental na sociedade, em particular nos territórios do interior, onde as pessoas têm menos acesso a espetáculos de arte cénica. Daí a nossa aposta em iniciativas como a Noite de Gil Vicente, em que através da qual conseguimos levar a arte e a cultura a todos os poiarenses, enriquecendo a nossa comunidade”, destacando ainda que “paralelamente, esta é a prova de que, mesmo nos territórios de baixa densidade, é possível realizar atividades culturais de enorme qualidade, preservando o nosso património imaterial, o que aliás ficou bem comprovado pela enorme adesão do público presente”.
João Miguel Henriques não deixou também de enaltecer o trabalho desenvolvido pela Companhia de Teatro Experimental de Poiares, “que através da sua escola tem uma forte componente formativa na área das artes de palco e de performance artística, dirigida para todas as idades, desde os mais pequeninos até aos adultos”
Refira-se que o teatro vai voltar a estar em destaque em Vila Nova de Poiares a partir de meados de Setembro, prolongando-se até ao início de Dezembro com a iniciativa ‘Teatro na Aldeia’, programa promovido pela CTEP e Câmara Municipal que, como o nome indica, pretende levar a cultura até às aldeias de todo o concelho.