VILA NOVA DE POIARES: Recolha de informação para o documento «Linhas Estratégicas para a Promoção da Participação Jovem»

O Município de Vila Nova de Poiares desafia os jovens a uma maior participação cívica e apela à recolha de informação para integrar o documento «Linhas Estratégicas para a Promoção da Participação Jovem», que está a ser desenvolvido pelo IPDJ – Instituto Português do Desporto e Juventude, em colaboração com a Associação Oficina de Planeamento e Participação.

Para o Presidente da Câmara Municipal, João Miguel Henriques, «o diálogo de proximidade com os jovens, sustentado em medidas bem planeadas, promotoras da sua participação e emancipação é fundamental para a mudança de mentalidades e implementação das bases necessárias para a construção de um futuro com maior participação dos jovens na causa pública».

Município Amigo da Juventude

A participação jovem e o envolvimento da juventude nos processos de tomada de decisão e nas políticas municipais têm sido apostas fortes do Município de Vila Nova de Poiares e exemplo disso são alguns projetos como o Orçamento Participativo Jovem ou o programa Jovens Autarcas que têm sido verdadeiramente mobilizadores, num esforço que foi reconhecido com a atribuição do selo de Município Amigo da Juventude.

Recorde-se que o município integra a Rede Nacional de Municípios Amigos da Juventude, criada pela FNAJ – Federação Nacional das Associações Juvenis, demonstrando a preocupação com esta temática.

Inquérito para recolha de informação

O reforço das políticas públicas promotoras da participação dos jovens é um desígnio do Governo em geral e dos municípios em particular, pelo que o IPDJ tem em curso um inquérito cujo objetivo é a recolha de informação sobre a participação cívica da juventude em Portugal, destinado aos jovens com idade compreendida entre os 14 e os 30 anos.

«É fundamental que este processo conte com a participação ativa daqueles que são os destinatários e principais beneficiários, os jovens, pelo que apelamos a que todos os jovens possam participar e dar a sua opinião», concluiu. O inquérito está disponível em: https://bit.ly/ParticipacaoCivicaJovens