VILA NOVA DE POIARES: Roteiro divulga e promove produção artesanal do concelho

Em parceria com o Município, já foi lançado o ‘Roteiro dos Artesãos / Produtores Locais de Vila Nova de Poiares’, iniciativa no âmbito do CLDS 4G ‘Somos Um Só’ da Irmandade de Nossa Senhora das Necessidades.

Para assinalar esse momento, o provedor da Irmandade, Manuel Lobo dos Santos, entregou o primeiro exemplar ao presidente da Câmara Municipal, João Miguel Henriques, acompanhado do tesoureiro da instituição, Antonino Martins, e das técnicas do CLDS que desenvolveram o projeto.

“Este roteiro pretende ser um repositório do que melhor se faz e produz em Vila Nova de Poiares, contribuindo para a alavancagem dos pequenos produtores do concelho, e da divulgação dos produtos endógenos e de cariz tradicional que constituem a identidade do concelho”, referiu João Miguel Henriques, acrescentando ainda que “esta é também uma forma de afirmar e promover o desenvolvimento sustentado de todo o território concelhio, num contexto cada vez mais globalizado. É, pois, uma concretização da aposta municipal na valorização do mundo rural e das marcas genuínas da identidade, das raízes e dos saberes populares das nossas comunidades”.

Este documento agora publicado pretende ser um ‘olhar atento’ em relação a tudo aquilo que o mundo rural e tradicional tem para oferecer, num esforço de preservação e defesa das tradições de outrora, bem como das artes e ofícios que se foram transmitindo de geração em geração até aos dias de hoje.

Desde a produção de loiça de barro preto, a cestaria, os artigos de vime e trabalhos de madeira, os palitos floridos, a produção de mós, a tecelagem, os bordados e a bijuteria, são muitos os saberes ancestrais que os seus autores e produtores têm sabido conjugar com os apelos da inovação, acrescentando valor à competitividade e à atratividade da economia local, e que agora estão compilados nesta publicação.

Refira-se que o ‘Roteiro dos Artesãos / Produtores Locais de Vila Nova de Poiares’ poderá ser encontrado na Câmara Municipal e nas Juntas de Freguesia do concelho.