VILA NOVA DO CEIRA (Góis): Filarmónica Varzeense festejou 121 anos

Fundada a 5 de Abril de 1902, a FILVAR – Associação Desportiva Recreativa e Cultural Filarmónica Varzeense, assinalou este domingo, dia 2 de Julho, os 121 anos da sua fundação.

O aniversário deste ano foi comemorado de forma diferente do que a que habitual, passando de um para dois dias e de forma “descentralizada”.
No sábado, dia 1, as comemorações iniciaram-se com a audição da Escola de Música (na Capela da Costeira) e durante a tarde, teve lugar um “rally paper” que percorreu as aldeias da freguesia de Vila Nova do Ceira.

No segundo dia, as comemorações iniciaram-se com a celebração de uma missa – seguida de procissão – após a qual os membros da direcção e músicos romaram ao cemitério para homenagear (…) «músicos, directores e amigos já falecidos», explicou o presidente da FILVAR, João Bruno Martins.
Depois da recepção à banda convidada – Sociedade Filarmónica Turquelense (Turquel, Alcobaça) – teve lugar o almoço de aniversário, confecionado pelo restaurante “A Saborosa” (Carapinha, Tábua), servido na Associação de Várzea Pequena, onde foram cantados os parabéns e partido o bolo de aniversário.

A meio da tarde decorreu um concerto com as duas filarmónicas no adro da Igreja Paroquial, local onde foram lembranças alusivas à efeméride.
Na ocasião, o presidente da Direcçao da FILVAR agradeceu à plateia que encheu o local e também (…) «a presença dos nossos convidados, à imprensa – O Varzeense e A Comarca de Arganil – a todos os que contribuíram para que este aniversário fosse possível, aos nossos principais parceiros – Câmara Municipal de Góis, Junta de Freguesia de Vila Nova do Ceira, Cooperativa de Vila Nova do Ceira – para além de João Silva, à Fábrica da Igreja e a Álvaro Garcia. Também à Sociedade Filarmónica Turquelense, pela vossa presença, que vem engrandecer ainda mais o nosso aniversário».

O presidente da Direcção, João Bruno Martins, ofereceu a António Alves uma fotografia que regista os 55 anos de filarmónico ao serviço da Associação Desportiva Recreativa e Cultural Filarmónica Varzeense

Este foi também o momento para João Bruno Martins salientar a juventude da FILVAR (…) «mas também, felizmente, ainda temos nas nossas fileiras quem nos possa contar as histórias de 1968, como é o caso de António Alves (55 anos de filarmónico)», e a quem a Direcção da FILVAR entregou uma lembrança (foto de 1968). «É um exemplo a seguir», sublinhou o dirigente.

Também presente no aniversário esteve o presidente da Câmara Municipal de Góis, que ao endereçar os parabéns à FILVAR pela passagem do 121.º aniversário salientou que, apesar da provecta idade (…) «a FILVAR mantem-se rejuvenescida, com muitos músicos jovens. E isso é fruto do trabalho da Direcção, mas também do trabalho do Maestro», que desde que entrou para a Filarmónica (…) «conseguiu trazer muitos músicos, e hoje a FILVAR apresenta-se como uma filarmónica renovada, com um excelente reportório», sublinhando que (…) «cada vez que a ouvimos, constatamos essa evolução».

Rui Sampaio constatou que cada vez mais as filarmónicas se apresentam com grande qualidade (…) «porque têm muitos jovens, com muita formação», justificou, ao mesmo tempo que reconheceu todo o trabalho desenvolvido pelas direcções (…) «no sentido de proporcionar aos jovens mais formação que pode ser um caminho para a vida».

O autarca terminou referindo a forma como os varzeenses se identificam com a sua filarmónica (…) «como se envolvem, como lhe reconhecem o valor e como a ajudam. Parabéns a todos», concluiu.

Recorde-se que a FILVAR – Associação Desportiva Recreativa e Cultural Filarmónica Varzeense, fundada em 1902, numa primeira etapa esteve em actividade até 1932 (30 anos), tendo sido reactivada 36 anos depois, corria já o ano de 1968 até aos dias de hoje, tendo como “testemunha” do inicio desta segunda etapa o filarmónico António Alves.

(Com vídeos na página do facebook de A COMARCA DE ARGANIL)