
“Por haver um sonho de juntar todos os paraquedistas e as suas famílias num só. Para podermos partilhar as nossas memórias, alegrias, tristezas e podermos nos ajudar uns aos outros nas dificuldades e também nas conquistas”, foi criada a A.H.P.P. – Associação Humanitária de Paraquedistas de Portugal, com sede na Rua Dr. Francisco Lourenço, em Vilarinho do Alva, freguesia de Pombeiro da Beira, concelho de Arganil.
A A.H.P.P. “tem como escopo principal o apoio aos camaradas paraquedistas, no ativo ou na disponibilidade, que se encontrem em comprovada dificuldade financeira ou de saúde, bem como aos seus familiares diretos, desde que sejam associados e pode ainda desenvolver outras atividades, a título gratuito ou remunerado, sem fins lucrativos, individualmente ou através de parceria, de forma legalmente prevista, com outras pessoas singulares ou coletivas, na angariação de fundos para fazer face aos seus objetivos”.
Ainda e como está expresso no registo de escritura pública, a Associação “tem ainda como finalidade a prestação de apoios sociais, sejam eles financeiros, intelectuais ou morais aos seus associados e ainda o desenvolvimento de actividades de carácter social de apoio aos associados portadores de deficiência ou em qualquer situação de carência que justifique uma actuação pró-humanitária”, porque e também segundo o seu mandamento, ”o paraquedista cultiva a verdadeira camaradagem. Só com a ajuda dos seus camaradas consegue vencer e é junto deles, e por eles, que morre”.
Órgãos sociais
Os novos órgãos sociais eleitos são assim constituídos:
Assembleia geral – Alfredo Barros (brevet 28487), presidente; Ruben Albuquerque, vice-presidente; e Fernando Nunes (brevet 28510), secretário.
Direcção – Nuno Gomes (brevet 28488), presidente; Artur Albuquerque (brevet 28496), vice-presidente; Dora Lemos, tesoureira; e Ana Rita Barros e Teresa Branco, vogais.
Conselho fiscal – José Moutinho (brevet 28532), presidente; Paulo Barbacinhas (brevet 28505), vice-presidente; e Adelaide Albuquerque, secretário relator.
No relatório de actividades no terreno da A.H.P.P. e depois da primeira reunião da direcção em 6 de Maio passado, consta a divulgação da A.H.P.P. – Dia da Unidade no dia 23 de Maio, a Missão Voluntária no dia 27 de Maio e a divulgação da A.H.P.P. e angariação de sócios no evento de paraquedistas do Cartaxo, sendo também pedida ajuda humanitária aos sócios para a compra de vestuário urgente, pagamento de receitas de medicamentos urgentes, parceria com assistente social local, parceria com IPSS local, parceria com Farmácia local, parceria com Junta de Freguesia, compra de artigos limpeza casa e higiene pessoal, limpeza de habitação e apoio moral frequente e directo com os sócios a necessitar de ajuda.
Do ponto de vista administrativo, a direcção criou tudo do zero absoluto até ao patamar onde a Associação está hoje, passando por aperfeiçoar o grupo Facebook, criar o perfil Instagram, construção e compra de ferramentas de software e hardware que permitem desenvolver a sua atividade, deixando como pedido, “junta-te nós e vem ajudar connosco!”.
Evento de Verão que será um acampamento de 8 dias nas Fronhas
De 2 a 9 de Setembro, nas Fronhas, vai realizar-se um acampamento de paraquedistas, organizado pela A.H.P.P – Associação Humanitária de Paraquedistas de Portugal e neste momento “temos as datas e local e tudo o resto será revelado assim que possível”, conforme informa a direcção, deixando também como pedido, “comparece camarada Boina Verde e traz contigo a família, os amigos, o cão, o gato, o kayak, o barco, a bike, BTT, etc.. Vai haver porco no espeto ou leitão e muitas grelhadas e sardinhadas. Vai ser um evento diferente e esperamos que seja memorável para todos!”.
Para mais informações, através dos contactos: 936213013, info.associacaohpp@gmail.com e https://linktr.ee/ahpp