XIII CERDEIRACONVIDA: “Um evento que se afirma no concelho”

Visita aos expositores presentes na CerdeiraConvida

No passado fim-de-semana, 2, 3  e 4 de Maio, realizou-se na Casa do Povo de Cerdeira e Moura da Serra, a XIII edição da CerdeiraConvida, “um evento que se afirma no concelho e que traz aqui muita gente”, como afirmou o presidente da Câmara Municipal, Luís Paulo Costa, na abertura do certame que, como foi referido, nasceu de uma ideia lançada pelo então vereador da Câmara Municipal (e actual presidente da Assembleia Municipal), António Gonçalves Cardoso, e que conjuga várias componentes, desde o artesanato aos produtos endógenos, gastronomia e muita animação trazida pelas Filarmónicas, Ranchos, Tunas,  Escola de Dança E-Motion. DJ, Concertinas que, nos três dias, passaram pelo palco da Casa do Povo.

Como voltou a acontecer. Organizada pelo União de Freguesias e com o apoio do Município, a CerdeiraConvida não deixa de ser também o grande ponto de encontro e de convívio das pessoas das freguesias e dos muitos visitantes que, nos três dias, passaram pela Casa do Povo, onde estiveram presentes 19 expositores para, como desde há treze edições e como recordou o presidente da União de Freguesias, Adelino Almeida, “mostrar às pessoas o que de bom se produzia, mas também ajudar no escoamento dos produtos que cada um tinha em excesso”, sendo ainda uma oportunidade para as colectividades e instituições da freguesia, comissão de festas angariarem alguns fundos e darem a conhecer e promover as suas actividades.

“Penso que foi atingido o objectivo”, disse Adelino Almeida, acrescentando ainda que “consideramos e temos a certeza que esta é uma boa montra do que se faz na nossa freguesia. É também uma forma de ajudar as pessoas, (…) São o nosso principal foco”, mas também “ajudamos as colectividades e instituições, (…) no fundo este foi, tem sido o nosso lema, ajudar”.

E no cumprimento desse lema, Adelino Almeida aproveitou  ainda para recordar que o executivo a que preside “criou há alguns anos um apoio à natalidade na freguesia (…) e um de apoio aos artesãos e outro aos estudantes do ensino superior (…) e, recentemente, fizemos aprovar outro regulamento de apoio às colectividades, instituições e associações que está em publicação em Diário da República”, permitindo assim que se possam candidatar a esses apoios “para organizar actividades, fazer melhoramentos nas suas sedes e não só”.

“Fazer com que toda a gente se sinta bem a residir e a visitar as nossas aldeias”, é o propósito e para isso trabalha a União de Freguesias de Cerdeira e Moura da Serra, como referiu o seu presidente, “temos feito todo o possível para promover a nossa freguesia”, agora ainda mais reforçada com a criação da marca “7 Maravilhas do Açor”, que num pequeno filme dá a conhecer os pontos de maior interesse e as bonitas paisagens das 7 aldeias que integram a União de Freguesias.

“Sentimo-nos orgulhoso por tudo aquilo que fizemos e estamos a fazer”, considerou Adelino Almeida, fazendo votos que o próximo executivo “possa continuar a desenvolver a freguesia e dar às pessoas o apoio e atenção que todos nos merecerem” e sendo esta CerdeiraConvida “a última que este executivo tem responsabilidade na organização”, o seu presidente não deixou de recordar também que “foi com prazer e entusiasmo” que, há 15 anos, acolheu a ideia do dr. António Cardoso, aproveitando ainda para agradecer “às equipas que me têm acompanhado ao longo destes anos”, ao Município de Arganil pelo sempre incondicional apoio, à Casa do Povo de Cerdeira e Moura da Serra “pela cedência das instalações, sem elas não era possível realizar este evento”, às colectividades e instituições presentes, aos expositores, “a todos os grupos que por aqui vão passar. E a todos vocês. Muito obrigado a todos”.

“Quando se lança uma ideia e decidimos avançar com um projecto, não sabemos se vai ficar pelo caminho. Parabéns por terem arrancado com o projecto”, disse o presidente da Assembleia Municipal, considerando ainda que além da componente económica, o CerdeiraConvida “convida e traz pessoas à Cerdeira e tem vida”, deixando mesmo o desafio para que se ponderasse fazer mais eventos por ano, “uma forma de transacção dos excedentes que temos”, deixando palavras de particular apreço pata com Adelino Almeida pelo “muito que já fez por esta terra. Queremos que continue connosco”.

Reconhecendo “a importância deste evento”, também o presidente da Câmara Municipal não deixou de dar os parabéns ao presidente da União de Freguesias por ter aceitado o repto lançado há 15 anos e pelo resultado que tem tido o CerdeiraConvida e, sendo o último da responsabilidade do executivo, não deixou de enaltecer ainda o trabalho desenvolvido e a entrega de Adelino Almeida, “um homem que tanto tem dado a este território. (…) Muito obrigado”, terminando com votos que “tirem proveito desta marca forte da Cerdeira e Moura da Serra”, as “7 Maravilhas do Açor”.