Inserida nas comemorações dos 500 Anos dos Forais Manuelinos no Concelho de Tábua, a Feira Quinhentista irá retratar um dos períodos mais importante da nossa história, recriando ofícios de época, tascas, tavernas, música, saltimbancos, etc., com a participação da Companhia de Teatro Viv’arte, de artesãos e associações do concelho e de todos aqueles que se quiserem associar a esta festa, bastando virem trajados à época.
Para o Presidente da autarquia, Mário de Almeida Loureiro, a comemoração destes 500 anos da entrega dos forais a nove lugares do concelho por D. Manuel I, é um reavivar da história, uma forma de homenagearmos os nossos antepassados, para que o que foi feito na altura não seja esquecido pelas gerações futuras e que este marco possa ser comemorado daqui a 500 anos.
Ana Paula Neves, vice-presidente da Câmara Municipal, reiterou a importância do momento histórico que estamos a viver neste ano de 2014, frisando que é um momento não só de alegria e entusiasmo, mas também de reflexão histórica, sendo uma oportunidade única de conhecermos melhor a história do concelho e das suas gentes.
De salientar, ainda, que na próxima sexta-feira, dia 12 de Setembro, se comemorarão, nas respectivas localidades, os Forais de Mouronho (12h00), Pinheiro de Côja (15h00) e Midões (17h00).
A Feira Quinhentista abrirá às 19 horas, de dia 12 de Setembro, com destaque para o Cortejo de Recepção do enviado Régio, junto à capela do Senhor dos Milagres (21h00) e a actuação do Coro Polifónico Municipal de Tábua, nos Paços do Concelho (22h30). No dia 13, a Feira abrirá às 10h00, seguindo-se um dia recheado de história e surpresas, com destaque para o Cortejo para recepção dos homens-bons dos 9 lugares que receberam foral, a Leitura Pública dos forais e entrega das respectivas cartas (18h30) e o Lançamento do Livro “O Concelho de Tábua nos Forais Manuelinos”, na Capela do Senhor dos Milagres (21h00).
Durante dois dias os Paços do Concelho receberão ainda um Grupo de Musica Quinhentista, representações pelo Rancho Folclórico de Tábua, o Grupo Cultural da Freguesia de Midões e Rancho regional e Folclórico de Candosa, espectáculos de malabares de fogo, o Ensemble da Academia Artística do Município de tábua, jogos tradicionais, danças cristãs e exóticas, torneios de armas com mostra de destreza, gastronomia e muita animação.
Mais desenvolvimento na Edição em papel ou