REGIÃO: Góis, Lousã, Pampilhosa da Serra, Penacova, Tábua e Vila Nova de Poiares reconhecidos pelo incentivo ao envelhecimento saudável CCDR atribuiu o prémio “Territórios da Longevidade 2024” a 25 municípios da zona centro do país

A Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro, I.P. (CCDR Centro) distinguiu, com o prémio “Territórios da Longevidade 2024”, 25 municípios da região, entre os quais Góis, Lousã, Pampilhosa da Serra e Vila Nova de Poiares. A cerimónia decorreu no Centro Municipal da Cultura de Castro Daire, no dia 25 de novembro, onde foram reconhecidos também os territórios que mais evoluíram entre 2023 e 2024, como são os casos de Góis, Pampilhosa da Serra, Penacova e Tábua.

A cerimónia teve início às 14-30 horas, em Castro Daire, contando com a participação da presidente da CCDR Centro, Isabel Damasceno, da secretária de Estado da Ação Social e da Inclusão, Clara Marques Mendes, e também de vários autarcas da região. O estudo “Territórios da Longevidade”, relativo ao ano de 2024, visa “acompanhar e estimular as dinâmicas regionais em torno do envelhecimento ativo e saudável e da longevidade”, conforme é possível ler-se na nota introdutória deste trabalho.

Durante a apresentação do documento, Isabel Damasceno sublinhou que “a CCDR Centro quer manter esta temática na discussão pública”, com o objetivo de “estimular a transição dos municípios para modelos de organização e gestão que promovam um envelhecimento mais ativo e saudável”. A presidente do instituto público reforçou que “é muito importante conhecer melhor as realidades dos territórios, reconhecer o desempenho dos atores locais mais empreendedores”, sem esquecer o incentivo às regiões “com menor dinâmica”.

No que diz respeito aos galardões atribuídos no âmbito dos “Territórios da Longevidade 2024”, recebidos por 25 municípios da zona centro do país, a presidente da CCDR realçou que “estes territórios oferecem e promovem contextos económicos, sociais, culturais, de participação e aprendizagem ao longo da vida”. Portanto, conclui, tornam possível “uma vida saudável, plena e feliz”, em particular “para a população sénior”.

Relativamente aos municípios que mais evoluíram no âmbito daquelas temáticas, é mencionado no estudo que, embora Penacova e Tábua não sejam “considerados dos territórios mais amigos da longevidade da região centro em 2024, destacam-se pela melhoria muito relevante no seu desempenho global entre 2023 e 2024”.

Esta é a segunda edição do estudo “Territórios da Longevidade: uma abordagem aplicada à região Centro”, contando com a orientação da Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra no âmbito da vertente técnico-científica e do desenvolvimento da metodologia usadas nesta avaliação.

PEDRO CUNHA – Estagiário