PAMPILHOSA DA SERRA: Começa hoje o Natal Serrano

Apresentação Natal Serrano 2025

Começa hoje, 11 de Dezembro, e prologa-se até ao dia 21, o Natal Serrano.

“Diz-se que não há espírito como o da serra, nem Natal como o serrano”, como referiu o presidente da Câmara Municipal, Jorge Custódio, na apresentação do evento “que tem um conjunto de característica verdadeiramente diferenciadoras e genuínas”, porque “no Natal Serrano não há Pai Natal, mas há o que é essencial. Há a magia e o espírito da quadra natalícia vivida à moda antiga. Não há fast food, mas há o sabor incomparável da filhó espichada e tasquinhas com iguarias típicas. Não há a correria dos mercados de Natal das grandes cidades, mas há a simpatia e o talento dos artesãos da região. Não há videojogos ou tabletes, mas há um cantinho para as crianças construírem sorridos com jogos, brinquedos tradicionais e até uma pista de gelo. Não há música da moda, porque no Natal Serrano a moda é o que é mais genuíno. É a música popular que se ouve e dança no Largo das Festas, ao ritmo de grupos locais, ou de bandas e artistas como o Saúl, Santamaria, Marotos da Concertina ou Vizinhos”.

Por tudo isto e muito mais, o presidente da Câmara Municipal deixa o convite para que, de 11 a 21 de Dezembro, “visitem este Natal dos afectos, do convívio, da família e da tradição serrana”, porque “não é na Lapónia, é aqui, em Pampilhosa da Serra” que, no ano passado recebeu cerca de 14 mil visitantes, mas este ano espera ultrapassar esse número, porque afinal “no Natal Serrano, celebra-se aquilo que realmente importa: a autenticidade, a memória e o aconchego de um Natal vivido com o coração”.

“Natal Serrano só há um, é o nosso e é diferente”, considera Jorge Custódio, não deixando ainda de destacar, de entre outros, o Festival da Filó Espichada, que conta com a participação das oito freguesias do concelho e cujo resultado, solidário, reverte para as Creches da Misericórdia de Pampilhosa da Serra e da Associação de Solidariedade Social de Dornelas do Zêzere, referindo ainda que o Festival conta com o apoio dos Ovos Matinados na oferta de ovos para a confecção de filhós, terminando por salientar que “há algo de especial e único no Natal em Pampilhosa da Serra e as últimas edições foram a prova disse! Agora, rodeados da família, amigos e memórias, podemos regressar ao tempo em que o tempo não fugia e isso é um grande luxo. Porventura um dos maiores, hoje em dia”.