
47.ª edição Remax White São Silvestre de Coimbra já entrou em contagem crescente, com 4.000 atletas e caminhantes a fazerem a festa este sábado, dia 13 de dezembro. À semelhança de edições anteriores, a partida terá lugar às 18h30 na Rua Infanta D. Maria, local da chegada.
Solange Jesus (Sp. Braga e vencedora da edição do ano passado e uma das melhores fundistas nacionais), Carla Martinho e Rafaela Fonseca (ambas do Beira-Mar) são as atletas femininas de Elite presentes na Remax White São Silvestre de Coimbra.
Já no que diz respeito aos homens, referência para André Pereira, atleta português de fundo e meio-fundo que venceu o ano passado em Coimbra com a camisola do Benfica, mas que, este ano, representa a Santa Tecla. A este junta-se David Silva (Sp. Braga) e Hermano Ferreira, padrinho da prova em representação da Escola de Atletismo de Coimbra, que vai lutar pelo pódio.
O patrono Hermano Ferreira, que será homenageado em Coimbra, ainda que de forma singela, manifestou «um enorme orgulho poder ser padrinho desta prova», confessando que, quando entra numa competição, «é para ganhar», em que a idade parece não ter peso.
Tratando-se do evento desportivo citadino de Coimbra e na região Centro com mais participantes, razão pela qual houve um enorme crescimento da Remax White São Silvestre de Coimbra desde 2014, que contemplou 800 atletas, até aos dias de hoje, com 4.000 atletas, 600 dos quais alinham na Caminhada Sanfil Medicina.
A edição do corrente ano, organizada pela Escola de Atletismo de Coimbra / Associação Recreativa Casaense, em parceria com a Câmara Municipal de Coimbra e a Associação Distrital de Atletismo de Coimbra, é percorrida por um traçado renovado, muito por culpa das novas alterações na cidade, nomeadamente relacionadas com a entrada em operação do Sistema de Mobilidade do Mondego (Metrobus).
Outra das novidades prende-se com a introdução de um modelo de partida de caraterísticas singulares, com organização dos atletas por boxes e largadas faseadas, possibilitando o agrupamento por ritmos de corrida e contribuindo para maior fluidez, segurança e conforto nos primeiros quilómetros da prova.
Entre as melhorias previstas está ainda o reforço da iluminação na zona da partida e chegada, na Praça dos Heróis do Ultramar, com o objetivo de aumentar as condições de segurança, visibilidade e conforto para atletas, público e equipas técnicas.
Refira-se que a prova principal, com partida e chegada na zona da Praça dos Heróis do Ultramar, percorre alguns dos principais eixos viários e zonas mais emblemáticas de Coimbra, atravessando a Baixa, a zona central e áreas residenciais envolventes. O percurso passa por artérias estruturantes da cidade, incluindo a Rua General Humberto Delgado, Rua dos Combatentes da Grande Guerra, Avenida Sá da Bandeira, Alameda Júlio Henriques, Avenida Fernão de Magalhães e vários arruamentos da Baixa histórica, antes do regresso ao ponto de partida.
Para a Caminhada Sanfil Medicina, a organização entendeu contemplar uma distância de cinco quilómetros, utilizando para o efeito grande parte do traçado ao ano transato, convergindo, essencialmente, na zona central, com passagem pela Avenida Sá da Bandeira, Praça da República e Alameda Júlio Henriques.

De acordo com Luís Gaspar, presidente da Escola de Atletismo de Coimbra e diretor de prova, «é com enorme regozijo que voltámos a bater o recorde de inscritos, numa prova que irá ter um novo percurso – a mais difícil de todas as edições até agora disputadas – devido à impossibilidade de atravessarmos a linha do metro».
Domingos Castro, presidente da Federação Portuguesa de Atletismo, não tem qualquer dúvida de que «a prova de Coimbra tem capacidade para chegar às 10 mil pessoas», com João Pontes, presidente da Associação Distrital de Atletismo de Coimbra (ADAC) a sublinhar que «contamos ter na Mini São Silvestre cerca de duas centenas de jovens».
Numa altura em que todos os caminhos vão dar à cidade do Conhecimento, Ricardo Lino, vereador com o pelouro do Desporto do Município de Coimbra, disse que «esta prova é histórica e que faz parte da cidade, pelo que queremos proporcionar as melhores condições para subirmos ao patamar da “liga dos campeões”».
A entrega dos kits de atleta decorre esta sexta-feira (dia 12 de dezembro), das 10h00 às 20h00, e sábado (dia 13), entre as 10h00 e as 17h00, no Centro Olímpico de Piscinas Municipais de Coimbra.
No dia da prova, a Mini São Silvestre realiza-se às 15h15, seguindo-se o aquecimento da corrida às 18h00. A partida da corrida Remax White São Silvestre de Coimbra, na distância de 10 km, está marcada para as 18h30, enquanto a caminhada, de 5 km, inicia-se às 18h31, com a cerimónia de entrega de prémios agendada para as 19h30.
Todos os atletas recebem um kit de participação que inclui camisola técnica de manga comprida, dorsal personalizado, saco-mochila, medalha, produtos alimentares e brindes oferecidos pelos parceiros.

