
Dois magistrais espetáculos, com lotação esgotada, marcaram a atividade da Academia Condessa das Canas neste segundo semestre de 2022.
O primeiro em Tábua no Centro Cultural dessa localidade, no passado dia 16 de Julho, e o segundo em Arganil, no Paço Grande, no dia 22 do mesmo mês.
“Giselle”, foi a obra “dançada” pela Academia, com um desempenho notável das suas bailarinas, face ao grau de dificuldade técnica da obra em causa, o que revelou a evolução e o nível de exigência que as alunas já detêm, fruto da dedicação e empenho da sua responsável, Tamára Simão.
A região tem hoje uma escola de dança multifacetada e de referência, que se tem vindo a firmar-se no panorama cultural, conjuntamente com outras, mas onde o bailado clássico é predominante, ao mesmo tempo que incute às mais de 50 bailarinas os valores da disciplina e de confiança.
Momentos antes da atuação principal, também a disciplina de Hipop atuou, tendo os alunos desta classe executado uma sequência de dança ao som deste género musical.
O projeto da Academia Condessa das Canas, no qual o ballet desempenha papel crucial, engloba várias turmas em Arganil, mas também em Tábua, com alunas provenientes de concelhos como Oliveira do Hospital, entre outros da região.
No encerramento do último espetáculo, Tamára Simão, depois de agradecer aos seus pais, não deixou de realçar o apoio da Misericórdia de Arganil para o desenvolvimento deste projeto, que há vários anos esta Instituição acolheu e promoveu na escola onde funciona a Academia Condessa das Canas, numa ótica de respeito pela intergeracionalidade.
Agradeceu ainda, aos Municípios de Arganil e Tábua, que colaboraram nestes espetáculos, destacando depois, o esforço de todas as bailarinas, desde as mais pequenas às mais velhas, e, acima de tudo, aos pais que têm acreditado no projeto e colaborado de forma intensa nas atividades realizadas.
Chamada ao palco, a representante da autarquia, a Vereadora Elisabete Oliveira, destacou o papel dos Pais e o desempenho dos jovens, sublinhando “a mensagem da peça Giselle aqui apresentada, e a de que o amor tudo vence”.
Reforçou igualmente, “o papel das parcerias entre as várias entidades envolvidas nestes espetáculos e que demonstraram a necessidade do trabalho de todos para a obtenção do sucesso desejado”.
No final, houve ainda lugar para os pais presentearem Tamára Simão e os seus progenitores com várias lembranças de agradecimento pelo trabalho realizado, sem esquecer toda a equipa envolvida, desde maquilhadoras, costureiras e os responsáveis pela montagem do cenário, som e luzes.
Foi pois, uma noite marcada pela beleza da dança, num cenário em que o som e os jogos de luzes enriqueceram a apresentação tendo como pano de fundo o Paço Grande.