ARGANIL: Festa da Padroeira começa amanhã

Como A COMARCA já noticiou e deu o devido destaque, dois anos depois vão voltar a realizar-se de forma tradicional, as festas em honra de Nossa Senhora do Mont’Alto, a Padroeira dos arganilenses.

Um regresso esperado pelos arganilenses, pelo reitor padre Lucas Pio, pela “gente piedosa da Beira/Com o coração em sobressalto/Vem rezar à padroeira/Que é a Virgem do Mont’Alto” e que, sobretudo no dia 15, vindas de longe e de perto, sobem ao Mont’Alto para se encontrar, para conviver, para rezar e para agradecer a Nossa Senhora as graças recebidas e pedir a sua protecção e amparo para mais um ano no percurso pelos caminhos (tantas vezes) tortuosos da vida.

O programa da festa tem início amanhã, dia 12, pelas 20 horas, com a celebração de missa, na igreja matriz e coroação da imagem peregrina de Nossa Senhora do Mont’Alto, seguida de procissão com a imagem do Menino Jesus da Ladeira pelas ruas da vila e, pelas 22 horas, no salão do Centro Paroquial, noite de fados com o Grupo “En’Cantus”.

No dia 13, pelas 19 horas, na igreja matriz, Vésperas solenes, seguidas de procissão de velas, pelas ruas da vila, com a imagem peregrina de Nossa Senhora.

Serenata na escadaria do Santuário com António Ataíde

No domingo, dia 14, pelas 20 horas, na capela de Nossa Senhora do Mont’Alto, missa vespertina, adoração e terço, presididos pelo Bispo de Coimbra, D. Virgílio Antunes, e pelas 22 horas, nas escadarias do Santuário. serenata com António Ataíde.

No dia 15 de Agosto, pelas 11-30 horas, debaixo da carvalha junto à capela de Nossa Senhora do Mont’Alto, missa campal presidida pelo Bispo de Coimbra; 13, almoço; 16, tarde cultural com as actuações dos Rancho Juvenil da Casa do Povo de Arganil, Grupo Folclórico da Região de Arganil e da Tuna Popular de Arganil; 20, início da monumental procissão com a imagem da Padroeira, acompanhada pela Filarmónica de Arganil, e 22, baile com o Grupo “Flash Music”.

Durante a tarde, no recinto do Senhor da Ladeira, haverá ainda insufláveis e modelagem de balões para crianças, a quermesse, bar e outros motivos de atracção para as pessoas que, no cumprimento da tradição, neste dia sobem ao Santuário.