ARGANIL: Luto municipal pelo falecimento do médico Rui Dias

Faleceu subitamente, com 70 anos de idade, o dr. Rui Manuel de Freitas Dias, natural de Coimbra, mas com fortes laços familiares no Pisão, na União das Freguesias de Coja e Barril de Alva, médico ortopedista nos Hospitais da Universidade de Coimbra e deputado municipal e líder da bancada do Partido Socialista na Assembleia Municipal de Arganil.

O Município de Arganil “manifesta o seu profundo pesar e consternação pelo falecimento do deputado municipal Rui Manuel de Freitas Dias”, que “manteve sempre uma estreita ligação às suas raízes e ao concelho de Arganil, caracterizando a sua intervenção pública pela responsabilidade, espírito cívico e firme defesa das suas convicções. Foi também membro da Assembleia de Freguesias de Coja, evidenciando o seu contínuo empenho na vida comunitária do concelho de Arganil”.

A nota de pesar do Município acrescenta ainda que “a par da sua participação na vida pública arganilense, Rui Dias teve um percurso profissional amplamente reconhecido na área da medicina, enquanto médico ortopedista nos Hospitais da Universidade de Coimbra (CHUC), pautando a sua prática por rigor, competência, humanismo e elevado profissionalismo.

A sua partida representa uma perda sentida na Assembleia Municipal, privando o exercício democrático da postura firme e respeitosa com que defendeu as suas convicções. Recordaremos a sua integridade, a postura de debate construtivo e o compromisso, valores que permanecerão como referência para todos.

Neste momento de dor, expressamos à família e amigos de Rui Dias as mais sentidas condolências, partilhando do luto que hoje se faz sentir entre todos que com ele conviveram.

Em sinal de respeito e prestando sentida homenagem a Rui Manuel de Freitas Dias”, o Município de Arganil decretou um dia de luto municipal, assinalado no dia 23 de Dezembro, com a bandeira do Município a meia haste”.

Também a Concelhia do Partido Socialista de Arganil “vem publicamente manifestar o seu mais profundo pesar e consternação pelo falecimento do dr. Rui Manuel de Freitas Dias, atual deputado municipal, ilustre arganilense e uma figura de excecional relevo na medicina portuguesa.

Com raízes no Pisão (Coja), o dr. Rui Dias manteve sempre uma ligação umbilical às suas origens, servindo o concelho com dedicação, espírito crítico e uma elevação democrática que muito honrou esta estrutura e a causa pública. Nas últimas eleições autárquicas de 2025, foi o candidato do Partido Socialista à presidência da Assembleia Municipal de Arganil, cargo que disputou com a elevação, o humanismo e a inteligência que sempre o caracterizaram. Atualmente, desempenhava com brio as funções de deputado municipal, sendo uma voz respeitada e um defensor do progresso da nossa região”.

Reconhecendo ainda que “para além da sua entrega à causa pública em Arganil”, a Concelhia do Partido Socialista de Arganil, acrescenta ainda que “o dr. Rui Dias deixa um legado indelével na medicina. Conceituado Médico Ortopedista nos Hospitais da Universidade de Coimbra (CHUC), aliou o rigor científico a uma profunda humanidade, com um percurso académico e profissional pautado pela distinção”, pelo que a sua partida inesperada “deixa um vazio imenso na Assembleia Municipal, no Partido Socialista e em todo o concelho de Arganil. Recordaremos a sua integridade, a sua capacidade de diálogo e o amor que sempre demonstrou pela sua terra natal, apesar de residir em Coimbra por motivos profissionais.

A comunidade de Arganil perde não apenas um político empenhado e um médico brilhante, mas um homem de trato afável, respeitado por todos os quadrantes, que elevou o nome da nossa terra através do seu mérito profissional e científico.

Neste momento de dor, a Concelhia do PS de Arganil endereça à sua família, amigos e colegas as mais sentidas condolências, partilhando do luto que hoje une o nosso concelho e a comunidade médica”.

Curvando-nos respeitosamente em sua memória, A COMARCA endereça os mais sentidos pêsames.

O velório ocorrerá a partir das 17.00 horas do dia 26 (sexta-feira) na Capela Nova da Igreja de S. José.

No sábado, dia 27, o velório continuará a partir das 9H30 horas, seguido da encomendação, às 10H30 horas, na Igreja de S. José (Coimbra). No mesmo dia, pelas 12H30, terá lugar no Crematório de Coimbra (Taveiro) a despedida final e cremação.