ARGANIL: Município apoia freguesias com 90 mil euros para limpeza de bermas e vigilância de banhistas

O Município de Arganil celebrou com as Juntas e Uniões de Freguesia do concelho, os contratos-programa que visam a comparticipação das despesas com as ações de silvicultura preventiva e a vigilância de banhistas nas praias fluviais do concelho.

O valor total da verba atribuído pela autarquia é de aproximadamente 90 mil euros, dos quais 67 mil euros se destinam a apoiar os trabalhos de manutenção das faixas de gestão de combustível, numa área de intervenção de 400 km. Estas ações de limpeza das bermas contribuem para a prevenção de incêndios florestais e para a garantia de condições de circulação rodoviária seguras.

Da verba global, cerca de 22 mil euros têm em vista a comparticipar dos serviços para vigilância e assistência a banhistas pelos nadadores-salvadores presentes nas praias fluviais de Pomares, Côja, Cascalheira (Secarias), Benfeita e Piódão.

As verbas atribuídas ganham uma relevância acrescida no Verão, altura em que as temperaturas e o risco de incêndio sobem e a época balnear atinge o seu auge, reconhece o presidente da Câmara Municipal de Arganil, Luís Paulo Costa, ao considerar que “a comparticipação dos serviços prestados permite, por um lado, contribuir para evitar a deflagração e propagação dos fogos florestais e, por outro, manter os banhistas seguros”.

Este é o segundo apoio financeiro que o Município concede às autarquias do concelho, neste ano de 2022 sob a forma de contratos-programa. Em Maio passado, foram atribuídos cerca de 170 mil euros para comparticipação de obras e melhoramentos a realizar nas 14 Freguesias e Uniões de Freguesia.