Fundada no século XIX, a 1 de Novembro de 1868, a Associação Filarmónica Progresso Pátria Nova de Coja, assinala esta quinta-feira, dia 1 de Novembro, 150 anos de existência e de actividade, com um vasto programa que se inicia pelas 9H00 com uma homenagem – no cemitério – aos associados e filarmónicos falecidos.
Pelas 10H00, na Praça Dr. Alberto Vale, tem lugar a Sessão Solene, com a participação da Fanfarra dos Bombeiros Voluntários de Coja, momento em que será executado o Hino da Filarmónica, seguindo-se as intervenções protocolares.
Após a Eucaristia na Igreja Matriz, cantada pela Filarmónica (11H30), tem lugar o almoço convívio no Pavilhão Gimnodesportivo.
Pelas 16H00, decorre o desfile das filarmónicas, com a participação da “Pátria Nova”, da Associação Filarmónica de Arganil, Associação Filarmónica Barrilense (Barril de Alva) e Sociedade de Recreio Filarmónica Avoense (Avô – Oliveira do Hospital), após o qual, no Parque Verde do Prado (16H30) haverá execuções das bandas em parada.
Já no dia 4 (domingo), a Associação Filarmónica Progresso Pátria Nova de Coja promove um Encontro de Bandas Filarmónicas, cuja recepção à Filarmónica 15 de Agosto Alfarelense (Alfarelos) e Filarmónica Instrução e Recreio de Abrunheira (Montemor-o-Velho), está marcada para as 14H30 na Praça Alberto Vale, onde executarão marcha conjunta em desfile pelas 15H00.
Os concertos das bandas acontece a partir das 15H30 no Pavilhão Gimnodesportivo.