PISÃO (Coja- Arganil): Grande festa de aniversário associativo

No dia 8 de Outubro foram celebrados os 77 anos da fundação da Comissão de Melhoramentos e Beneficência do Pisão, bem como da inauguração da Casa de Recreio, há 54 anos, uma colectividade «erguida por teimosos beirões que tudo deram de si para que hoje seja uma instituição de referência do concelho de Arganil», como afirmou a secretária da assembleia geral Paula Silva.

Perante mais de 120 pessoas, o presidente da direcção, José Tavares Marques, depois de saudar os presentes, foi guardado um minuto de silêncio em memória dos sócios da Comissão e pisaenses falecidos em geral.

Vítor Silva recordado com saudade

Na sua intervenção, Paula Silva, para além de afirmar que «a todos devemos prestar uma sentida homenagem como gesto de reconhecimento do Pisão», contudo, não deixou de destacar «aquele que mais vezes bateu o pé, lutou, exigiu apenas no propósito de querer o melhor para a sua terra, o saudoso Vítor Silva», como também deixou uma «palavra de estima e agradecimento aos associados e amigos desta Casa, que dizem sim ao apoio que lhes é solicitado», não esquecendo «o trabalho e o empenho da direcção, que tudo tem feito para que o Pisão e a sua menina bonita sejam cada vez maiores». Deixou também «uma palavra de reconhecimento a toda esta gente que gratuitamente e com o seu trabalho confeccionaram e serviram este almoço, por estarem sempre de mãos dadas com o Pisão e a sua Comissão». Paula Silva apelou também aos órgãos autárquicos, para que «continuem a dizer sempre sim quando os responsáveis desta instituição lhe baterem à porta dos seus gabinetes a solicitar apoio para o seu desenvolvimento, no sentido de proporcionarem todas as condições para uma melhoria de vida dos Pisaenses».

«Há que unir forças para continuar…»

Depois da tesoureira da União de Freguesias, Isabel Guarda, saudar todos e dar os parabéns à Comissão por mais um aniversário, dado a ausência do presidente da autarquia, por compromissos já assumidos, foi o presidente da assembleia geral da colectividdae, e presidente da Assembleia Municipal, António Gonçalves Cardoso, a recordar os tempos difíceis porque passou a Comissão, com reuniões numa loja do Zé Tavares, onde se delineavam e planeavam os trabalhos, focando que é graças a esta Comissão que se instalou a luz eléctrica, bem como se levou a efeito o abastecimento de água, já que antes disso, era na fonte de chafurdo da Quelha que parte da aldeia se abastecia. Por todos os que fizeram pelo Pisão, «essas pessoas jamais poderão ser esquecidas», tanto mais que «nessa altura ganhava-se pouco mas havia força e amor à terra». Como afirmou Gonçalves Cardoso, «hoje há a força autárquica, mas as associações continuam a ter um papel preponderante no bem-estar das pessoas» e que entre a Junta, Câmara e Comissão, há que unir forças para continuar a trilhar o progresso, porque «sempre tivemos e temos bons líderes», e porque a união é um passo importante para que o progresso aconteça, por isso, pediu o Presidente da Assembleia Municipal para que «por favor apoiem a Comissão».

«A Câmara cá estará para apoiar…»

A vice-presidente da Câmara Municipal de Arganil, Paula Dinis, não só elogiou a dinâmica da Comissão do Pisão, como afirmou que «os pisaenses estão de parabéns, quando chega a hora todos aqui estão» e deixou a nota de que «a Câmara cá estará para apoiar».

Uma prenda em dia de aniversário

Como as voluntárias que nestas alturas de convívio trabalham na cozinha, a Comissão entendeu, e bem, oferecer-lhes uma máquina de lavar louça, para que as ajude a minorar o esforço que já é muito, sobretudo na confecção das refeições. E sendo uma lutadora nesta colaboração, a Isabel Gaspar, esposa do presidente da direcção José Marques, anunciou que à noite haveria caldo verde e doces, não falando da boa disposição que sempre existe.

E a festa terminou com o corte do bolo de aniversário, com os parabéns extensivos a José Tavares, que fazia nesse dia 83 anos.