No dia 30 de Junho, foi inaugurada a Zona de Lazer de São Martinho da Cortiça, um equipamento moderno e cumprindo todas as exigências para a época balnear e que teve início no dia 1 de Julho.
E depois descerramento da placa que fica a assinalar a inauguração pelo presidente da Câmara Municipal de Arganil, Luís Paulo Costa, presidente da Junta de Freguesia, António José Ventura Dias, e pelo o anterior presidente da Junta, Manuel Fidalgo, “uma promessa que lhe fiz que estaria ao meu lado para descerrar a placa da inauguração da piscina, cumpri e agradeço a sua presença”, como disse o autarca de S. Martinho da Cortiça, para depois e na sessão simbólica que se seguiu, referir que “é com muito orgulho e emoção que estamos hoje a inaugurar a Zona de Lazer de S. Martinho da Cortiça há muito ansiada pelo sãomartinhenses”.
“Esta infraestrutura vem valorizar a nossa freguesia na oferta de espaços balneares com qualidade, comodidade e segurança, dispondo de balneários, vestiários e um bar de apoio”, cafetaria e esplanada com uma soberba paisagem sobre a Serra do Açor, disse ainda o presidente da Junta de Freguesia, sem deixar de recordar que “o projecto inicial não contemplava esta localização, mas no mandato do presidente Manuel Fidalgo, do qual eu fazia parte e o Filipe Frias, decidimos em boa hora alterar o projecto para este local magnífico, (…) inserido na povoação de S. Martinho da Cortiça, sendo previsível que venha a fomentar a economia local, com o movimento dos utilizadores da piscina que nos visitam”.
António José Ventura Dias não deixou de agradecer à família Dias da Cunha pela cedência gratuita do terreno, “esta família tem sido ao longo dos anos generosa para com os sãomartinhenses”, ao presidente da Câmara Municipal, Luís Paulo Costa, “pelo empenhamento e acompanhamento desta obra, assim como ao vereador Filipe Frias que tudo fizeram para que a piscina fosse uma realidade”, que agora se junta a outras como ã Zona de Lazer do Lagar do Rio “onde existe um açude de uma beleza ímpar, (…) um local agradável para quem gosta de praias fluviais”, sem esquecer a Volta Lomba inserida na Barragem das Fronhas, “um local para passar o dia com a família, dispondo de mesas, grelhadores, sombras e águas tranquilas”.
Aliado a tudo isto e como referiu o presidente da Junta, “a nossa freguesia tem estruturas básicas para dar resposta às necessidades dos nossos cidadãos”, de uma boa rede viária, “tem todas as condições para oferecer aos seus residentes boa qualidade de vida e que, certamente, irão contribuir para a fixação de novos residentes”. E para atrair cada vez mais visitantes a S. Martinho da Cortiça.
“O novo equipamento vai ter um nível de procura significativo”, disse o presidente da Câmara Municipal, considerando ainda que a nova infraestrutura “será também potenciada pela proximidade à sede de freguesia, particularmente ao Centro Escolar” e cujo objetivo passa por fazer “deste espaço um espaço de promoção não apenas da componente turística por quem nos procura mas também de actividade económica”, referindo que a concretização deste compromisso foi “mais um passo de afirmação dado na freguesia e no concelho”.
O Município investiu cerca de 430 mil euros na concretização do projeto e beneficiou da cedência gratuita do terreno propriedade da família Dias da Cunha, à qual o presidente da Câmara não deixou também de dirigir e deixar os agradecimentos.