TÁBUA: Sandra Mêna reeleita provedora da Santa Casa da Misericórdia

A Santa Casa da Misericórdia de Tábua realizou esta segunda-feira, dia 16 de Dezembro, eleições dos órgãos sociais para o quadriénio 2025 a 2028.

O acto eleitoral decorreu na sede da instituição entre as 15 e as 19 horas, tendo os Irmãos que se encontravam no gozo dos seus plenos direitos de associado, votado na lista única (A) concorrente, liderada pela actual Provedora.

Sem surpresa, Sandra Mêna foi reeleita com 55 votos (igual número de votantes) de um universo de 365 Irmãos.

Confrontada com a baixa afluência às urnas, a Provedora da Santa Casa desvaloriza o facto. Pelo contrário, entende que o sufrágio (…) «poderá representar uma renovação de confiança nos nomes propostos, levando a um acto com menor participação dos irmãos/associados».

Recorde-se que a maioria dos nomes constantes da lista (ver caixa) renovam o mandato, como sejam os elementos titulares da Mesa Administrativa e do Conselho Fiscal, mas há (…) «elementos mais jovens em todos os órgãos e de forma paritária», acrescenta.

Em declarações à A COMARCA, a reeleita provedora explica os objectivos a que se propõe nos próximos três anos: « Pretendemos continuar a gestão cuidada e equilibrada de todas as valências actuais, nomeadamente no Lar de são José, Serviços de Apoio Domiciliário, Centro de Dia, Creche e Jardim de Infância, Centro de Acolhimento de Crianças e Jovens, Unidade de Cuidados Continuados, Serviço de Medicina física, Fisioterapia e tratamento em piscina, Cantina de emergência e apoio social, Parceria no Programa Alimentar com a Santa Casa da Misericórdia de Galizes.  Pretendemos ainda manter o Protocolo em vigor com o Município de Tábua ao nível da descentralização de competências ao nível social, no apoio ao RSI e o Serviço de Atendimento e Acção Social.

Ao nível dos Equipamentos pretendemos continuar a melhoria e conservação dos equipamentos, nomeadamente Hospital, Lar de S. José, Edifício do Infantário e Edifício Sede na Silhada e CAT (Centro de Acolhimento Temporário), para propiciar boas condições para aos nossos utentes e suas famílias e aos nossos colaboradores.

Damos ainda enfase à obra de ampliação do Lar de S. José, com a construção de um segundo edifício acoplado ao edifício do Lar existente, ao abrigo da candidatura PARES, obra que iniciámos em 2024 e que contamos concluir durante o novo mandato.

Pretendemos ainda manter as parcerias actuais ao nível da Segurança social, Ministério da Saúde, Câmara Municipal de Tábua, com a União das Misericórdias Portuguesas e Secretariado Regional e demais entidades e parcerias locais.

No seguimento dos 91 anos da Santa Casa da Misericórdia de Tábua, queremos continuar, assim o fizeram todos os órgãos sociais desde a sua fundação até à actualidade, a desempenhar a acção humana e social junto da comunidade, ao nível local e regional, procurando apoiar as mesmas causas: a infância, a saúde, os mais idosos e todos os que se encontram numa situação de fragilidade. 

O forte papel e acção humana junto da comunidade é a matriz da Santa Casa da Misericórdia de Tábua, acção que se renova diariamente, com o mesmo espírito, o que pretendemos conservar e promover», assegurou Sandra Mêna.