No próximo sábado, 10 de Novembro, a “Aldeia de Xisto” Vila Cova de Alva, no concelho de Arganil, acolhe uma acção de reflorestação que visa recuperar parte da área ardida nos incêndios de Outubro de 2017. A reflorestação promovida em parceria entre a Quercus – Associação Nacional de Conservação da Natureza – e a Zurich Portugal compreende a plantação de 3.000 árvores, entre medronheiros, fruteiras bravas e variadas espécies autóctones em quatro locais diferentes da Vila.
A plantação vai ser realizada por 150 voluntários, entre colaboradores da Quercus, colaboradores, clientes e parceiros de negócio da Zurich, assim como naturais da Vila. A iniciativa começa às 10h30 com a plantação simbólica de algumas árvores na Casa do Povo de Vila Cova de Alva e depois os voluntários deslocam-se para os quatro locais da acção: Centro de Dia da Santa Casa da Misericórdia de Vila Cova de Alva, Quinta do Pinheiral, Mata do Convento e Ermida – Capela de João de Alqueidão.
A acção conta com o Presidente da Direcção da Quercus, João Branco, o CEO da Zurich Portugal, António Bico, o Presidente da Câmara Municipal de Arganil, Luís Paulo Costa, e o Presidente da União das Freguesias de Vila Cova de Alva e Anceriz, Paulo Amaral.
A reflorestação de Vila Cova de Alva surge no seguimento de um protocolo de entendimento celebrado recentemente entre a Quercus e a Zurich Portugal, que tem como objectivo assegurar a realização de actividades conjuntas de conservação da natureza e defesa do ambiente para o período 2018-2020.