Tortulho e Falso Tortulho

IMG_5689

Ação divulgada em Góis reuniu mais de 20 participantes

 A ação de divulgação sobre Tortulhos comestíveis e não comestíveis realizada no passado dia 19 de novembro pelo Município de Góis com a colaboração da Direção Regional de Agricultura e Pescas do Centro (DRAPC), na pessoa do Engº Agrónomo José Luís Gravito Henrique, revelou-se de grande pertinência.

A ação começou com um passeio micológico pelos campos de Góis onde foram avistados e referidos aspetos ligadas à apanha, conservação e consumo de Macrolepiota (tortulhos). Foram identificados pormenores, com enfase para as características macroscópicas dos cogumelos, nomeadamente da base do pé, do chapéu e da cor dos mesmos. Da prelação realizada pelo técnico da DRAPC foram ainda expostos alguns relatos e reflexões de situações pouco agradáveis relacionadas com o consumo de cogumelos, supostamente da espécie Macrolepiota procera, vulgarmente conhecidos como frade, gasalho ou tortulho.

A sensibilização da população para a apanha correta de tortulhos foi o objetivo desta ação de divulgação que contou com a participação de mais de duas dezenas de participantes.