
A ‘Tábua de Natal’ está de regresso à vila tabuense, tendo arrancado no passado dia 28 novembro e vai decorrer até ao dia 6 de janeiro. O programa do evento natalício conta com atividades em diversas áreas, com especial foco na cultura, e pretende atingir públicos de diferentes idades.
A grande novidade desta edição é o Comboio de Natal, que vai percorrer o município entre os dias 5 e 11 de dezembro. A promoção do comércio local é também uma das prioridades desta edição, estando previsto o sorteio de vales digitais que podem ser adquiridos, e utilizados, nas lojas que aderiram à iniciativa.
O início da ‘Tábua de Natal’ teve lugar no Centro Cultural da vila, na noite de 28 de novembro, através da exibição do recém-estreado filme: “The Running Man”. No dia 30, a população teve a oportunidade de participar em iniciativas noutros locais, começando com uma sessão matinal de showcooking (cozinhar ao vivo) de receitas típicas desta quadra, que decorreu no Mercado Municipal. Ao início da tarde, no Jardim Sarah Beirão, seguiu-se a atividade ‘Vamos Brincar’, direcionada para as crianças. O dia terminou na Oficina Artes de Palco, com a apresentação de ‘Nós, Rio’, projeto de arte performativa que venceu a edição da Bolsa de Jovens Criadores 2025, atribuído pela autarquia.
Em dezembro iniciaram-se novas atividades, como a campanha ‘Padrinhos e Madrinhas de Natal’, através da qual as crianças e os jovens do concelho que atravessam momentos de dificuldade vão receber uma prenda de Natal, de forma anónima. A iniciativa telefónica ‘Estou sim… É Natal!’, à semelhança da edição anterior, regressa com o objetivo de surpreender a população mais isolada com uma chamada natalícia, por parte dos funcionários do gabinete de Ação Social da Câmara Municipal (CM). Também o sorteio de vales de Natal, levado a cabo pela Agência de Desenvolvimento Integrado de Tábua e Oliveira do Hospital (ADI), em parceria com as (ver caixa) lojas aderentes ao projeto. Além de outras ações que vão decorrer no município até ao dia 6 de janeiro, estando disponível a programação completa no site da autarquia.
Durante a conferência de imprensa que antecipou o arranque da ‘Tábua de Natal’, na manhã de 26 de novembro, Ricardo Cruz, presidente da CM, mencionou que a programação do evento pretende dar resposta a diferentes desafios que a comunidade enfrenta diariamente. “Há [no programa] a preocupação ambiental, educacional, social, intergeracional e, sobretudo, também de juntarmos a comunidade”, reforçou o autarca, acrescentando que o objetivo final visa a promoção do “espírito de comunhão entre aquilo que é a ligação familiar”, tanto dos habitantes, como dos visitantes.
David Pinto, vereador da CM de Tábua, sublinhou que foi preparado um “programa riquíssimo” e que o ‘Comboio de Natal’, a novidade desta edição que decorrerá entre os dias 5 e 11 de dezembro, vai fazer “as delícias, quer dos mais novos, como das famílias”. O responsável pelas pastas do Comércio, do Lazer e do Turismo, entre outras, assinalou também a importância do concurso ‘Couves e Abóboras de Natal’, proporcionando “o momento de o mundo rural se associar a estas atividades” e “potenciar o Mercado Municipal”. A vereadora responsável pela Educação, Susana Mendes, acrescentou que a ‘Tábua de Natal’ tem em conta as férias escolares nesta época festiva, existindo a possibilidade de “as crianças entre os seis e os 14 anos” se inscreverem num “leque variado de atividades durante a interrupção letiva”, que vão ter lugar entre os dias 17 e 30 de dezembro. A autarca reiterou o apelo à participação das “famílias” e das “crianças do concelho” neste projeto, apontando que as inscrições terminam amanhã, dia 5 de dezembro.
No último discurso da conferência de imprensa, o coordenador da ADI, Ricardo Figueiredo, abordou a relevância dos ‘vouchers’ para o comércio local. “Há mais de 60 estabelecimentos comerciais aderentes a esta iniciativa, dos ‘Vales de Natal Digitais’, que contemplam três prémios num valor total de 1000€”, começou por explicar. Ainda segundo o representante da ADI, “o primeiro prémio são 500€, divididos em 5 vales de 100€ cada um. O segundo prémio, de 300€ divididos em 5 vales de 60€. E o terceiro prémio, de 200€ divididos em 5 vales de 40€”. Portanto, quem pretender participar tem de efetuar compras nas lojas que fazem parte deste projeto e, posteriormente, os vencedores vão usar os montantes indicados nesses estabelecimentos comerciais do município.
O sorteio dos ‘Vales de Natal Digitais’ vai decorrer no Espaço CULTIVA, a 6 de janeiro de 2026, às 19 horas, dia em que terminará esta edição da ‘Tábua de Natal’. O regulamento completo encontra-se disponível no site da ADI.
PEDRO CUNHA – Estagiário

