
No dia 11, na inauguração do Natal Serrano, o presidente da Câmara Municipal, Jorge Custódio, afirmou que “é o Natal mais genuíno do país! Não há lugar para o Pai Natal, porque é o Natal das tradições, da fogueira, dos cheiros, dos afetos e dos abraços. É assim que gostamos de estar na Pampilhosa da Serra e é assim que gostamos de receber”.
E foram assim que foram recebidos os convidados de honra que estiveram na abertura do Mercado, nomeadamente autarcas da região, a presidente da Comunidade Intermunicipal da Região de Coimbra, Helena Teodósio, e ao Secretário de Estado do Ambiente, João Manuel Esteves, que felicitou a Câmara Municipal por todo o trabalho de valorização do território e que, com o Natal Serrano promove a partilha do que realmente importa, considerando que “a valorização dos produtos endógenos, dos produtores, dos movimentos associativos para que juntamente com as políticas do Governo se possa construir um futuro melhor. O que queremos é que as pessoas sejam felizes na sua terra”.
Até ao dia 22 deste mês, o evento convida os visitantes a embarcar numa viagem encantada e cheia de autenticidade, onde cada recanto e cada momento recupera a magia e o espírito genuíno que sempre habituou as aldeias e a vila do concelho. “Estamos a recriar o que era o Natal das gerações mais antigas e a dizer que continuamos fiéis a essas tradições. Não precisamos de inventar, apenas precisamos de as reinterpretar”, disse ainda Jorge Custódio, após a estreia do espetáculo musical e teatral “Natal Serrano e de Todos Nós”, que abrilhantou a abertura da celebração e contou com a participação especial das cantoras Luciana Abreu e Micaela.
Este espetáculo surpreendente, repleto de música, cor, emoção e orgulho serrano, será apresentado em mais quatro ocasiões ao longo do evento – dias 12, 13, 19 e 20 de Dezembro -, e conta a participação da comunidade, de grupos e associações concelhias, tornando-o ainda mais autêntico e singular.
Irresistível Festival da Filhó Espichada celebrando uma iguaria única da região
Sem luzes gigantes ou decorações excessivas, mas com imensa alegria, tradição e identidade serrana, o Natal Serrano envolve os visitantes numa atmosfera acolhedora que sabe a “casa”, e que foi possível sentir desde o primeiro instante. Desde logo, no irresistível Festival da Filhó Espichada, que conta com a participação e a simpatia das oito freguesias do concelho – e cerca de 100 voluntários/as -, celebrando uma iguaria única da região, confecionada com ternura, saber e muita alegria.
Na visita ao Festival, alguns dos convidados tiveram a oportunidade de meter as “mãos na massa” e, ainda longe da experiência de Jorge Custódio, espichar a filhó que, durante estes dias, “ganham um sabor solidário” porque a receita financeira da venda reverte a favor da Creche da Santa Casa da Misericórdia de Pampilhosa da Serra e da Creche e Jardim de Infância da Associação de Solidariedade Social de Dornelas do Zêzere.
Este ano, subiram e sobem ao palco nomes bem conhecidos do público português — Saúl (dia 12), Santamaria (dia 13), Marotos da Concertina (dia 19) e Vizinhos (dia 20), num cartaz enriquecido com o talento da “prata da casa”: artistas locais, Ranchos Folclóricos concelhios, o Grupo Musical Fraternidade Pampilhosense e até os jovens dançarinos da academia Moving Stars, que prometem surpreender com o espetáculo “A Cinderela”.
Uma das grandes novidades da edição de 2025, foi a transmissão do programa Domingão da SIC, a partir do evento. Na tarde de 14 de Dezembro, os conhecidos apresentadores da estação televisiva exploraram e desfrutaram de todas as singularidades do mais genuíno Natal do país, com muita diversão e música à mistura.
A Eira da Brincadeira e a Pista de Gelo longe das tecnologias e perto da criatividade
No Mercadinho de Natal estão reunidos mais de duas dezenas de artesãos e produtores da região, verdadeiros guardiões de ofícios que exibirão peças e produtos de grande autenticidade. Já nas tasquinhas e no cantinho da merenda o conforto está à mesa, com petiscos tradicionais e pratos típicos. Para os mais novos, a Eira da Brincadeira e a Pista de Gelo prometem diversão inesquecível, longe das tecnologias e perto da criatividade.
De segunda a quinta-feira, a entrada no evento tem o custo “simbólico” de 1 euro e de sexta a domingo o custo de 2 euros. O bilhete geral custa 12 euros, sendo que até aos 11 anos a entrada é gratuita. Os ingressos dão acesso a toda a programação e áreas do evento, podendo ser adquiridos na ticktline ou presencialmente na bilheteira do certame.
O programa completo está disponível em natalserrano.pt. E fica o convite para uma vinda à Pampilhosa da Serra onde se vive o Natal “mais genuíno do país. (…) Entre e viva-o com todo o seu coração!”.

