SEMIDE (Miranda do Corvo): Quatro cozinheiras obtêm certificação profissional pelo Centro Qualifica do CEARTE

Pode afirmar-se que é de uma conquista que se trata. Após alguns meses (em sessões de 2 horas por semana) de realização do seu processo de reconhecimento e validação das suas competências adquiridas ao longo da vida, devidamente acompanhados pelos técnicos e formadores do CEARTE, quatro adultas que trabalham há vários na área da cozinha em IPSS de Coimbra, conseguiram concluir com sucesso o seu processo de certificação profissional, demostrando as suas competências perante um júri constituído por dois formadores/ chefs de cozinha /formadores do CEARTE, um chef de cozinha dono de um restaurante reconhecido em Coimbra e um representante do Sindicato dos Trabalhadores Indústria Hotelaria, Turismo, Restaurantes e similares do Centro.

Deste modo, para alem de terem melhorado as suas competências e conhecimentos profissionais, as novas cozinheiras têm hoje um certificado e um diploma de certificação profissional de cozinheiro(a) que lhes permite um melhor desempenho profissional, progredir na carreira na instituição onde exercem ou concorrer a um emprego de cozinheiro/a em qualquer restaurante, hotel ou instituição de Portugal e da Europa, já que tem o equivalente a uma carteira profissional .

As palavras mais ouvidas das quatro adultas no final da prova foram, “este é um dia muito marcante e recompensador”; “é um objetivo alcançado”; “sinto-me realizada”.

O júri teve ocasião de dar os parabéns ao grupo de adultos que obtiveram a sua certificação profissional em cozinha, “os elementos do júri felicitam os candidatos pelo investimento na sua certificação e pela sua prestação no júri, destacando o domínio de conhecimentos revelado, quer no processo de preparação, como na confeção das iguarias”.

Recorde-se que o CEARTE, através do seu Centro Qualifica, está disponível para, gratuitamente e de modo flexível, adaptado à disponibilidade dos trabalhadores, desenvolver os processos RVCC gratuitamente em qualquer entidade ou empresa que pretenda promover a progressão dos níveis de qualificação dos seus colaboradores, e melhorar a qualidade de prestação dos seus serviços, para além do cumprimento da cláusula de formação obrigatória.

Para o diretor do Centro, Luís Rocha, é sempre uma satisfação participar nestes momentos que celebram de forma justa e plenamente merecida a certificação profissional de adultos que, ao longo de toda, ou em parte da sua vida desenvolveram uma profissão (neste caso de cozinheiras) mas não tinam um reconhecimento e uma certificação profissional. Deste modo, com estas pessoas e centenas de outras, hoje e no futuro, o CEARTE cumpre a sua missão de formar, qualificar e certificar os profissionais.